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Abstract(s)
Desde que a utilização dos computadores pessoais começou a ser
feita de forma muito regular, associada à larga expansão das redes,
à emergência dos telemóveis e ao surgimento das redes sociais que
a tecnologia digital tem sido o foco das interações sociais.
Esta realidade não pode ser alheada por parte das escolas, devendo
a utilização da tecnologia ser utilizada para motivar os
alunos, levando-os a tornar-se produtores da sua própria aprendizagem,
torna-os mais confiantes e mais críticos. Uma das ferramentas
que pode contribuir para isto é o Transmedia Storytelling
que, quando associado ao design, permite a criação de
ferramentas fantásticas, como a criação de mundos partilhados
em diferentes plataformas.
Face à mobilidade que está associada à tecnologia digital, a
aprendizagem não acaba com o final da aula. Ao existir uma
maior liberdade, através da utilização de diversas plataformas,
os estudantes podem aceder, quando e onde quiserem, às atividades
propostas pelos professores.
No sentido de verificar o impacto que um percurso Transmedia
pode ter na motivação dos alunos, foi realizado um estudo
de caso numa escola, onde foram exploradas as potencialidades
de Transmedia Storytelling quando aplicadas em contexto de
sala de aula.
Description
Keywords
Transmedia Storytelling Design Editorial Educação Motivação