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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Alterações no sistema estomatognático podem provocar influências na manutenção do equilíbrio postural, assim como o sistema estomatognático pode sofrer influência de outras partes do corpo e por consequência, cada vez mais existe um interesse em corrigir as más oclusões a fim de prevenir problemas articulares e musculares no resto do corpo (Rosa, Moraes, Moraes, Filho, & Castilho, 2008).
Objetivo: Analisar a relação entre a pressão plantar e as Classes de Angle.
Materiais e Métodos: Foram convidados a participar neste estudo alunos da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz. Após a fase de recrutamento, foi realizada uma triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Posteriormente foi realizada uma avaliação intraoral para observar qual a Classe de Angle que o
participante apresentava. Por último foi realizada uma avaliação posturográfica estática que permitiu registar a Distribuição da Pressão Plantar (DPP): ante pé e retro pé no plano ântero-posterior e pé direito e pé esquerdo no plano medio-lateral.
Resultados: A amostra do estudo foi composta por 76 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, com média de idade 21,7 ± 1,55 anos. Cinquenta e nove (77,6%) participantes apresentaram Classe I, 13 (17,1%) Classe II e 4 (5,3%) Classe III. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre a distribuição da pressão plantar no ante pé e retro pé entre a Classe I e Classe II
(p=0,034) e a Classe I e a Classe III (p=0,001) não se verificando o mesmo no plano medio-lateral.
Conclusões: Foi possível observar que na nossa amostra, na Classe I e na Classe II, a força plantar exercida era superior no retro-pé e na Classe III a força plantar exercida foi superior no ante-pé. No sentido medio-lateral, tanto o pé direito como o pé esquerdo apresentaram valores semelhantes nas diferentes Classes de Angle.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
Keywords
Sistema estomatognático Classificação Angle Oclusão Postura