Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.59 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende-se, com este trabalho, estudar a importância da utilização do Método Suzuki na aprendizagem e desempenho dos alunos em iniciação aos instrumentos Viola d´Arco e Violino.
Para tal desiderato selecionaram-se contextos e professores utilizadores do Método Suzuki, tendo sido entrevistados 8 professores, aplicados questionários a 30 professores, realizada observação participante em 2 escolas num total de 21 observações.
Dos resultados apurou-se que o Método Suzuki fundamenta-se na aprendizagem por imitação e memorização musical com base na trilogia professor-aluno-pais, sendo que o professor assume o papel de modelo e exemplo, que os pais sustentam e prolongam, no trabalho que desenvolvem em casa com os filhos, auxiliando-os na sua prática individual.
Por conseguinte, o Método Suzuki influencia o processo de ensino e de aprendizagem, determinando bons resultados dos alunos, sendo evidente uma evolução técnica e musical muito rápida, em pouco tempo conseguem tocar repertórios avançados demonstrando possuir capacidades técnicas, auditivas e de memorização bastante elevadas.
Description
Keywords
Método Suzuki Prática de ensino supervisionada Portefólio Processo ensino e aprendizagem Ensino artístico especializado de música Planificação Avaliação Reflexão