Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.3 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A audaz e célere competitividade e a evolução descomedida e frenética dos
mercados, evidenciada atualmente no tecido empresarial e fruto do fenómeno
globalização, revelam um fator de risco e preocupação tida em consideração pelas
organizações que se vêm obrigadas a adotar várias medidas para se manterem
competitivas, evoluídas e capazes de responder a alterações repentinas em mercados
concorrenciais. Para responder prontamente a este tipo de questões as organizações
necessitam de possuir um produto capaz de satisfazer as necessidades do cliente, que
contenha todas as funcionalidades e qualidades que o mesmo deseja, a um preço atrativo
e, se possível, mais baixo que as empresas concorrentes. É perentório, portanto, que as
organizações estejam providas de mecanismos que garantam o controlo dos processos
internos e a qualidade do produto e/ou serviço disponibilizado ao cliente.
Revela-se crucial que as organizações revejam constantemente o seu processo
produtivo, a qualidade que incorpora ao produto e ainda os custos associados a todo o
processo. A contabilidade de gestão vem auxiliar a empresa no controlo dos custos dos
produtos e dos processos internos, aplicando métodos ajustados à realidade de cada
organização que exibem os custos por produto, processo ou centros de atividade, e ainda
aplica ferramentas que permitem a elaboração de indicadores que apresentam uma análise
de sensibilidade operacional, económica e financeira de curto prazo. O presente relatório
propõe um modelo de repartição dos custos e apresentação de resultados, consequentes
da aplicação de metodologias e técnicas de contabilidade de gestão numa organização
que opera na indústria de sinalização. Da execução deste projeto, destaca-se o apuramento
do custo de uma gama de produtos da empresa, a distribuição dos custos globais por
centro de atividade e ainda uma análise de custo, volume e resultado tanto para a gama
de produtos em estudo como para cada centro de atividade e globalidade empresarial.
Description
Keywords
Contabilidade de gestão Custo de produto Sistema de custeio Análise CVR