Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
515.68 KB | Adobe PDF | |||
35.85 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O título de um livro é uma das principais formas de uma capa comunicar-se
com o leitor e, através de seu design, é possível atingir resultados gráfi cos que
podem se aproximar ou distanciar do conteúdo da obra. Para conhecer melhor
a arte do título quando feito à mão, este trabalho descreve os seis meses de
estágio realizados pelo autor no Grupo LeYa, maior grupo editorial português, e
faz uma ponte entre esta experiência e o tema deste relatório. Segue-se para a
teoria acerca da capa do livro, a importância do título neste contexto e as formas
com que o título feito à mão se correlaciona com a escrita à mão e a tipografi a,
fatores importantíssimos na história do design gráfi co em vários níveis. Por fi m,
é desenvolvido um capítulo no qual a problematização é levada à prática através
de um questionário realizado com dois designers de títulos personalizados
e uma análise de capas de livros com esta técnica gráfi ca. Com os resultados
apreendidos ao longo desta etapa do trabalho, foi possível determinar a
importância do título feito à mão e suas qualidades capazes de torná-lo único e
díspar com relação ao feito com fontes tipográfi cas.
palavras-chave:
design editorial; título feito à mão; lettering; capa de livro; tipografi a.
Description
Keywords
Design editorial Título feito à mão Lettering Capa de livro Tipografia