Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O mercado de transporte aƩreo: o caso particular das companhias low-cost

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cristiano_Ferreira.pdf1.77 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos últimos anos e devido à liberalização dos mercados, a ascensão das companhias aéreas de baixo custo determinou mudanças significativas no setor das companhias aéreas e moldou a evolução dos modelos de negócios existentes. As companhias aéreas de baixo custo começaram a oferecer serviços bÔsicos a preços muito reduzidos dando um novo impulso à competitividade do mercado. Consequentemente as companhias aéreas tradicionais tiveram de repensar as suas estratégias para se manterem competitivas e irem ao encontro do desejo dos consumidores. Como as companhias aéreas tradicionais desenvolveram estratégias para se tornarem competitivas nesse novo ambiente, as companhias aéreas de baixo custo voltaram a ter de ser adaptar focando-se em novas formas de melhorar a experiência do passageiro e de atrair novos segmentos de mercado. Como resultado, os preços praticados sofreram alterações sendo cada vez menor as diferenças entre os dois tipos de companhias. E os segmentos de mercado abordados quer pelas transportadoras de baixo custo quer pelas companhias aéreas tradicionais tornaram-se menos óbvios e as características de ambos os modelos de negócios começaram a ser cada vez mais difíceis de distinguir.

Description

Keywords

Liberalização Transporte aéreo Companhias de baixo custo Companhias aéreas híbridas Companhias aéreas tradicionais Preços Consumidores Relógio de Bowman Elasticidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License