Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Isabel Reis_Projeto versão final.pdf2.34 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação tem como foco principal o ensino e aprendizagem da exposição oral numa turma de 3.º ano do ensino básico, com recurso a uma sequência didática. O principal objetivo é avaliar, a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais de cinco alunos, se uma sequência didática, construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros e dos textos, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade das exposições orais produzidas. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação-ação. A recolha de dados foi feita sobretudo através de observação estruturada, com recurso a grelhas de registo. O instrumento de recolha de dados foi construído a partir das características identificadas na literatura para o género em análise. Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa nas produções dos alunos da amostra em quase todos os itens considerados. Isto sugere que a sequência didática pode ser um dispositivo eficaz para o ensino e aprendizagem do género textual exposição oral.
This research focuses on teaching oral presentation skills in a Year 3 class (8-9-year-olds), using a genre-based approach. The main objective is to assess, from the comparative analysis of initial and final oral productions of five pupils, if a didactic sequence, designed based on the characteristics of genres and text types, can affect, and to what extent, the quality of oral presentations produced. The study is qualitative in nature and based on action-research methodology. Structured observation was the main method for data collection, using the characteristics identified in the literature on the textual genre under analysis as assessment criteria. The results indicate that after the implementation of the didactic sequence there was a significant improvement in the oral presentations of the sampled pupils, which suggests that the didactic sequence can be used as a teaching tool to improve oral presentations at all considered levels.

Description

Keywords

Exposição oral Sequência didática Oralidade 1º Ciclo do Ensino Básico Oral presentation Didactic sequence Oral language

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue