Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2391
Título: Concepção e desenvolvimento de um novo produto: Eventos zen
Autor: Costa, Pedro Luís dos Santos Baião da
Palavras-chave: Produto
Eventos
Zen
Inovação
Saúde
Bem estar
Product
Events
Innovation
Health
Welfare
Data de Defesa: Dez-2010
Editora: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Resumo: Com o ritmo da globalização, o aumento da competitividade das empresas, o desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento das sociedades ocidentais, cada vez mais envelhecidas, com estilos de vida pouco saudáveis, as pessoas começam a abordar a questão da saúde de forma diferente, proactiva, na busca da “saúde perfeita”. As empresas, como tal, têm a necessidade de inovarem e criarem novos produtos, que preencham os desejos e as necessidades das pessoas. A inovação é o principal recurso competitivo que poderá ajudar as empresas a sobreviver. É esta nova realidade que levou ao desenvolvimento deste novo produto – os eventos zen. Este trabalho de projecto encontra-se dividido em duas partes distintas. Uma primeira parte, que consiste na revisão da literatura e na definição da problemática. Esta revisão incidiu sobre algumas palavras-chave: a inovação, os serviços, os eventos e a saúde e o bem-estar que nos permitiram elaborar uma linha condutora para a criação do conceito do novo produto. Numa segunda parte deste trabalho, procedemos à concepção e desenvolvimento deste novo produto, segundo o modelo de Kotler. Tendo como pilar principal o modelo de Kotler, o novo conceito foi validado através da realização de três focus groups com participantes de diversas empresas, que nos permitiram recolher a informação que necessitávamos para a sua validação e para o seu desenvolvimento. Seguidamente, desenvolvemos o novo produto, concebendo a marca Get Zen e criando um protótipo do novo produto. Posteriormente, foi feito um teste de mercado ao novo produto com recurso a inquérito por questionário dirigido a colaboradores de uma “Seguradora”. O aparecimento de produtos e serviços que levam à melhoria global do bem-estar através de uma variedade de serviços de profissionais que estimulam a renovação da mente, do corpo e do espírito, permitindo que os indivíduos possam relaxar, meditar, revitalizar e motivar-se, tornam-se indispensáveis.
With the pace of globalization, the increasing competitiveness of enterprises, technological development and the development of western societies increasingly aged, with unhealthy lifestyles, people begin to address the health issue differently, proactive in pursuit of "perfect health". The companies, as such, have the need to innovate and create new products that meet the desires and needs of people. Innovation is the key competitive resource that can help companies survive. This is the new reality that led to the development of new products like – the events zen. This project is divided into two distinct parts. A first part, consisting of literature review and definition of the problem. This review focused on a few key words: innovation, services, events and health and welfare that allowed us to develop principles for the creation of the new product concept. In the second part of this work, we proceed to design and develop this new product, according to Kotler's model. Having as a main pillar of Kotler's model, the new concept was validated by conducting three focus groups with participants from various companies, which allowed us to gather the information needed to validate it and to its development. Subsequently, we developed the new product, designing the brand Get Zen and creating a prototype of the new product. Later, he was made a test market the new product using the questionnaire at employees of an "insurer". The appearance of products and services that lead to improved overall well-being through a variety of professional services that encourage the renewal of mind, body and spirit, allowing individuals to relax, meditate, revitalize and motivate yourself become indispensable.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2391
Designação: Dissertação de Mestrado em Turismo, Especialização em Gestão Estratégica de Eventos
Aparece nas colecções:ESHTE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010.04.06_.pdf2,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.