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Abstract(s)
No enfoque sociológico a relação escola-família é vista em função de determinantes quer sejam ambientais ou culturais. A relação entre a educação e a classe social mostra um certo conflito entre as finalidades socializadoras da escola (valores coletivos) e a educação familiar (valores individuais), ou seja, entre a organização da própria família com os objetivos da escola. Para este trabalho foram traçados objetivos como, a compreensão dos conceitos de organização escolar, escola, relação escola-família, envolvimento parental, potenciando práticas de envolvimento parental que têm maior impacto na qualidade de aprendizagem dos alunos, relacionando as práticas de envolvimento parental e o sucesso educativo dos alunos, de forma a conhecer alguns instrumentos potenciadores de uma relação escola-família e família-escola satisfatória e aceitável. Apesar de a família e a escola serem os principais contextos de desenvolvimento humano, poucos estudos científicos têm-se dedicado a compreender de forma sistemática a relação existente entre ambas.
O problema em estudo tenta dar algumas respostas relativamente ao que se referiu em cima, onde se tenta compreender a relação existente entre a escola com a família e quais as implicações que esta parceria trará para o processo de ensino-aprendizagem das próprias crianças e jovens, numa determinada escola.
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Keywords
Relação escola-família Ensino - Aprendizagem Director de turma Sucesso escolar Comunicação