Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.71 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No contexto atual e futuro de escassez de meios financeiros, humanos e materiais, a Marinha tem necessidade de adaptar os seus processos a partir de novas estratégias.
O objeto de estudo desta investigação são os serviços de secretariado nas unidades da BNL.
Os objetivos traçados apresentam de forma detalhada, as ações que se pretendem alcançar.
Como metodologia, este trabalho de investigação integra pesquisa bibliográfica e documental, visitas e entrevistas. No seguimento da investigação utilizou-se como desenho de pesquisa o “estudo de caso” e uma estratégia quantitativa com recurso ao raciocínio indutivo.
De acordo com as evidências obtidas no terreno, detetaram-se alguns constrangimentos, que importam ultrapassar e configurar um modelo organizacional mais eficiente, na medida em que se trata de um serviço de apoio comum e transversal.
Com este estudo espera-se reorganizar os serviços de secretaria, de forma a obter contributos para o acréscimo da economia, eficiência e eficácia da estrutura organizacional Marinha.
Neste sentido, cria uma unidade de serviços partilhados (USP) dentro da BNL, onde se concentram e simplificam as tarefas das secretarias sediadas dentro da mesma, com o objetivo de reduzir custos, criar valor, promover a eficiência e eficácia e prestar um serviço de excelência. Abstract: In the current and future context of scarcity of financial, human and material resources, the Navy needs to adapt its processes based on new strategies.
The object of this investigation is the secretarial services in the BNL units. The objectives outlined present in detail, the actions that are intended to be achieved.
As a methodology, this research work includes bibliographical and documentary research, visits and interviews. Following the investigation, the "case study" and a qualitative strategy using inductive reasoning were used as research design.
According to the evidence obtained in the field, some constraints were detected, which must overcome and configure a more efficient organizational model, since it is a common and transversal support service.
This study intends to reorganize the secretariat services, in order to obtain contributions to increase the economy, efficiency and effectiveness of the Marine organizational structure.
In this sense, it creates a Shared Services Unit (USP) within the BNL, where the tasks of the secretariats based within BNL are concentrated and simplified, aiming to reduce costs, create value, promote efficiency and effectiveness, and provide a excellence.
Description
Keywords
Serviços Partilhados Tecnologias de Informação e Comunicação Qualidade Transparência Homogeneização Standardização Shared Services Information and Communication Technologies Quality Transparency Homogenization Standardization