Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/21132
Título: Igualdade de género: uma reflexão crítica a partir do jardim de infância
Autor: Marchão, Amélia
Henriques, Helder
Palavras-chave: educação pré-escolar
igualdade de género
educadoras
crianças
Data: 2017
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Citação: Marchão, A., & Henriques, H. (2017). Igualdade de género: uma reflexão crítica a partir do jardim de infância. Em M. V. Pires, et al. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 697-704). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Obtido de http://hdl.handle.net/10198/4960
Resumo: Este artigo centra-se na promoção da igualdade de oportunidades em Portugal, num quadro de cidadania a partir do jardim de infância, e nele objetivamos destacar as representações de educadoras de infância e de crianças em idade pré-escolar sobre a problemática da igualdade no seu contexto pedagógico. Fundamos a nossa análise nos resultados de investigações orientadas desenvolvidas em cinco Jardins de Infância do distrito de Portalegre, Portugal. Os estudos que selecionámos foram desenvolvidos através de uma abordagem de natureza qualitativa, em que os participantes (educadoras e crianças) foram observados e escutados através de processos de questionário (adultos) e de entrevistas (adultos e crianças). A análise desenvolvida sobre o corpo das investigações norteou-se através de um processo de análise documental baseado na aplicação de duas grelhas de análise construídas para o efeito. O quadro teórico de suporte a esta comunicação plasma a revisão ‘do estado da arte’ sobre a temática da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, destacando, pelos resultados dos estudos em análise, o facto de esta questão ser pouco valorizada no contexto do jardim de infância pelas profissionais, o que redunda na observação e constatação de comportamentos e de atitudes estereotipadas, quer das crianças quer dos adultos. Deste modo, assumimos a necessidade de, no contexto da educação de infância, se promoverem práticas pedagógicas que fomentem a igualdade e permitam desconstruir, desde cedo, estereótipos sociais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/21132
ISBN: 978-972-745-222-4
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/10198/4960
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