Repository logo
 
Publication

Igualdade de género: uma reflexão crítica a partir do jardim de infância

dc.contributor.authorMarchão, Amélia
dc.contributor.authorHenriques, Helder
dc.date.accessioned2018-02-08T10:38:06ZPT
dc.date.available2018-02-08T10:38:06ZPT
dc.date.issued2017PT
dc.description.abstractEste artigo centra-se na promoção da igualdade de oportunidades em Portugal, num quadro de cidadania a partir do jardim de infância, e nele objetivamos destacar as representações de educadoras de infância e de crianças em idade pré-escolar sobre a problemática da igualdade no seu contexto pedagógico. Fundamos a nossa análise nos resultados de investigações orientadas desenvolvidas em cinco Jardins de Infância do distrito de Portalegre, Portugal. Os estudos que selecionámos foram desenvolvidos através de uma abordagem de natureza qualitativa, em que os participantes (educadoras e crianças) foram observados e escutados através de processos de questionário (adultos) e de entrevistas (adultos e crianças). A análise desenvolvida sobre o corpo das investigações norteou-se através de um processo de análise documental baseado na aplicação de duas grelhas de análise construídas para o efeito. O quadro teórico de suporte a esta comunicação plasma a revisão ‘do estado da arte’ sobre a temática da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, destacando, pelos resultados dos estudos em análise, o facto de esta questão ser pouco valorizada no contexto do jardim de infância pelas profissionais, o que redunda na observação e constatação de comportamentos e de atitudes estereotipadas, quer das crianças quer dos adultos. Deste modo, assumimos a necessidade de, no contexto da educação de infância, se promoverem práticas pedagógicas que fomentem a igualdade e permitam desconstruir, desde cedo, estereótipos sociais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMarchão, A., & Henriques, H. (2017). Igualdade de género: uma reflexão crítica a partir do jardim de infância. Em M. V. Pires, et al. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 697-704). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Obtido de http://hdl.handle.net/10198/4960pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-222-4pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21132PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/4960pt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectigualdade de géneropt_PT
dc.subjecteducadoraspt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.titleIgualdade de género: uma reflexão crítica a partir do jardim de infânciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage704pt_PT
oaire.citation.startPage697pt_PT
person.familyNameGandum Marchão
person.familyNameHenriques
person.givenNameAmélia de Jesus
person.givenNameHelder
person.identifier.ciencia-idB918-2669-A534
person.identifier.ciencia-idE816-5481-FB9B
person.identifier.orcid0000-0003-3424-9392
person.identifier.orcid0000-0002-0519-0304
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1f0f89e1-c4ed-41b4-a3f6-f81b691a7a9d
relation.isAuthorOfPublication28c3f1a9-fede-4b4e-9297-e3c487da0404
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1f0f89e1-c4ed-41b4-a3f6-f81b691a7a9d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AM_HH, 2018, incte17_atas.pdf
Size:
6.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: