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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo centra-se na promoção da igualdade de oportunidades em Portugal, num quadro de cidadania
a partir do jardim de infância, e nele objetivamos destacar as representações de educadoras
de infância e de crianças em idade pré-escolar sobre a problemática da igualdade no seu contexto
pedagógico. Fundamos a nossa análise nos resultados de investigações orientadas desenvolvidas em
cinco Jardins de Infância do distrito de Portalegre, Portugal. Os estudos que selecionámos foram desenvolvidos
através de uma abordagem de natureza qualitativa, em que os participantes (educadoras e
crianças) foram observados e escutados através de processos de questionário (adultos) e de entrevistas
(adultos e crianças). A análise desenvolvida sobre o corpo das investigações norteou-se através de um
processo de análise documental baseado na aplicação de duas grelhas de análise construídas para o
efeito. O quadro teórico de suporte a esta comunicação plasma a revisão ‘do estado da arte’ sobre a
temática da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, destacando, pelos resultados dos
estudos em análise, o facto de esta questão ser pouco valorizada no contexto do jardim de infância
pelas profissionais, o que redunda na observação e constatação de comportamentos e de atitudes estereotipadas, quer das crianças quer dos adultos. Deste modo, assumimos a necessidade de, no contexto
da educação de infância, se promoverem práticas pedagógicas que fomentem a igualdade e permitam
desconstruir, desde cedo, estereótipos sociais.
Description
Keywords
educação pré-escolar igualdade de género educadoras crianças
Citation
Marchão, A., & Henriques, H. (2017). Igualdade de género: uma reflexão crítica a partir do jardim de infância. Em M. V. Pires, et al. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 697-704). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Obtido de http://hdl.handle.net/10198/4960