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Abstract(s)
A Comunicação Interna (CI) é atualmente considerada uma das principais ferramentas estratégicas no seio das organizações modernas, sendo mesmo apontada como o vetor fundamental para o sucesso das mesmas, não só na sua vertente social mas também económica.
Por outro lado é essencial que a CI seja percebida e adequada a cada membro da organização, sendo necessário avaliar as preferências dos seus colaboradores. Esta só é eficaz se for veiculada através de formatos úteis e aceitáveis por estes.
Parece, assim necessária e importante, uma melhor compreensão de como uma organização usa a comunicação, de que forma a veicula, para construir significados, criar conhecimentos e tomar decisões.
Deste modo, este trabalho pretendeu demonstrar como os colaboradores da Novartis percecionam o processo e os instrumentos de comunicação interna utilizados pela empresa.
Na base de sustentação de todo o estudo esteve a pesquisa bibliográfica e a realização de um inquérito por questionário online, resultando numa amostra de 91 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado em Excel. Com esta investigação conseguimos verificar que a Novartis já tem uma política de CI muito abrangente, e uma preocupação de transmitir toda a informação a todos os colaboradores. Por sua vez, estes consideram-na fundamental para o sucesso da organização, reconhecendo, no entanto, que este processo é feito de uma forma indistinta, perdendo-se, por vezes, o interesse na informação. Daí os resultados, também, revelarem alguma discrepância no que diz respeito às preferências pelo uso de determinados meios e aos motivos das respetivas escolhas.
Description
Keywords
Comunicação Organizacional Comportamento Organizacional Relações Laborais Estudos de Caso Comunicação Interpessoal