Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Alfabetização emocional e os seus efeitos na qualidade das competências emocionais de crianças com necessidades educativas especiais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Autor.pdf14.19 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O riso é uma forma natural e saudável de libertação e de expressão. O Yoga do Riso leva a que as pessoas sejam incentivadas a serem elas próprias. Com realização do presente trabalho de investigação efetuou-se o estudo de validação da escala Baron EQ-i:YV e foi testada a eficácia do projeto de intervenção baseado em sessões de yoga do riso no bem-estar emocional dos sujeitos. Crianças, adolescentes e adultos que desenvolvam exercícios de yoga do riso diários são mais capazes de se concentrar, mais dispostos a comunicar, cooperar com os outros e com maior nível de motivação. O estudo efetuado foi quantitativo e quase-experimental. Utilizou-se como método de colheita de dados o questionário. O mesmo foi aplicado a todos os alunos entre o 7º e o 10º ano de escolaridade da escola de uma escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico. A amostra total era constituída por 312 sujeitos. No tratamento de dados estatísticos utilizou-se o SPSS 20. Dos resultados descritivos obtidos verificou-se no pós-teste que as dimensões da escala BarOn EQ-i:YV referidas com maior frequência pelo grupo de intervenção foram: “Humor Geral” (média = 3,15) e o “Interpessoal” (média = 3,12). Após a aplicação do programa constatou-se que as sessões de yoga do riso trouxeram melhoria ao nível das dimensões Adaptabilidade e Interpessoal. Os alunos pertencentes ao grupo alvo de intervenção apresentaram valores significativamente mais elevados de Adaptabilidade e de Impressão Positiva face ao grupo de controlo no pos-teste. Quanto ao número de emoções positivas, as mesmas aumentaram significativamente nos sujeitos pertencentes ao grupo de intervenção após as sessões de yoga do riso.

Description

Keywords

Emoções Educação Emocional Necessidades Educativas Especiais Crianças Deficientes

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue