Publication
Alfabetização emocional e os seus efeitos na qualidade das competências emocionais de crianças com necessidades educativas especiais
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.author | Portelada, António Fernando Saldanha | |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T16:04:08Z | |
dc.date.available | 2016-03-16T16:04:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O riso é uma forma natural e saudável de libertação e de expressão. O Yoga do Riso leva a que as pessoas sejam incentivadas a serem elas próprias. Com realização do presente trabalho de investigação efetuou-se o estudo de validação da escala Baron EQ-i:YV e foi testada a eficácia do projeto de intervenção baseado em sessões de yoga do riso no bem-estar emocional dos sujeitos. Crianças, adolescentes e adultos que desenvolvam exercícios de yoga do riso diários são mais capazes de se concentrar, mais dispostos a comunicar, cooperar com os outros e com maior nível de motivação. O estudo efetuado foi quantitativo e quase-experimental. Utilizou-se como método de colheita de dados o questionário. O mesmo foi aplicado a todos os alunos entre o 7º e o 10º ano de escolaridade da escola de uma escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico. A amostra total era constituída por 312 sujeitos. No tratamento de dados estatísticos utilizou-se o SPSS 20. Dos resultados descritivos obtidos verificou-se no pós-teste que as dimensões da escala BarOn EQ-i:YV referidas com maior frequência pelo grupo de intervenção foram: “Humor Geral” (média = 3,15) e o “Interpessoal” (média = 3,12). Após a aplicação do programa constatou-se que as sessões de yoga do riso trouxeram melhoria ao nível das dimensões Adaptabilidade e Interpessoal. Os alunos pertencentes ao grupo alvo de intervenção apresentaram valores significativamente mais elevados de Adaptabilidade e de Impressão Positiva face ao grupo de controlo no pos-teste. Quanto ao número de emoções positivas, as mesmas aumentaram significativamente nos sujeitos pertencentes ao grupo de intervenção após as sessões de yoga do riso. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202551393 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12434 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Educação Emocional | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Crianças Deficientes | pt_PT |
dc.title | Alfabetização emocional e os seus efeitos na qualidade das competências emocionais de crianças com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |