Repository logo
 
Publication

Alfabetização emocional e os seus efeitos na qualidade das competências emocionais de crianças com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.authorPortelada, António Fernando Saldanha
dc.date.accessioned2016-03-16T16:04:08Z
dc.date.available2016-03-16T16:04:08Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO riso é uma forma natural e saudável de libertação e de expressão. O Yoga do Riso leva a que as pessoas sejam incentivadas a serem elas próprias. Com realização do presente trabalho de investigação efetuou-se o estudo de validação da escala Baron EQ-i:YV e foi testada a eficácia do projeto de intervenção baseado em sessões de yoga do riso no bem-estar emocional dos sujeitos. Crianças, adolescentes e adultos que desenvolvam exercícios de yoga do riso diários são mais capazes de se concentrar, mais dispostos a comunicar, cooperar com os outros e com maior nível de motivação. O estudo efetuado foi quantitativo e quase-experimental. Utilizou-se como método de colheita de dados o questionário. O mesmo foi aplicado a todos os alunos entre o 7º e o 10º ano de escolaridade da escola de uma escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico. A amostra total era constituída por 312 sujeitos. No tratamento de dados estatísticos utilizou-se o SPSS 20. Dos resultados descritivos obtidos verificou-se no pós-teste que as dimensões da escala BarOn EQ-i:YV referidas com maior frequência pelo grupo de intervenção foram: “Humor Geral” (média = 3,15) e o “Interpessoal” (média = 3,12). Após a aplicação do programa constatou-se que as sessões de yoga do riso trouxeram melhoria ao nível das dimensões Adaptabilidade e Interpessoal. Os alunos pertencentes ao grupo alvo de intervenção apresentaram valores significativamente mais elevados de Adaptabilidade e de Impressão Positiva face ao grupo de controlo no pos-teste. Quanto ao número de emoções positivas, as mesmas aumentaram significativamente nos sujeitos pertencentes ao grupo de intervenção após as sessões de yoga do riso.pt_PT
dc.identifier.tid202551393
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12434
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectEducação Emocionalpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectCrianças Deficientespt_PT
dc.titleAlfabetização emocional e os seus efeitos na qualidade das competências emocionais de crianças com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Autor.pdf
Size:
14.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: