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Authors
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Abstract(s)
Apresenta-se neste texto uma reflexão sobre processos de investigação que
têm como objetivo a produção do conhecimento e a avaliação das práticas educativas
(pedagógicas) desenvolvidas pelos/as educadores/as de infância e pelos/as
professores/as do 1.º ciclo do ensino básico. Partindo do primado das relações entre a
teoria e a prática e de que os/as profissionais, no seu contexto de intervenção, são
produtores/as de conhecimento prático e que é aí que radicam os contornos e a
essência da verdade da ação educativa instituída na relação entre ensinar e aprender,
os alicerces teóricos da investigação que serve de mote a este artigo recaem no
estudo do currículo e da sua gestão nas primeiras etapas educativas, nos processos
de ensinar e de aprender, em concreto nos modos de ensinar e nas oportunidades
para construir o pensamento crítico ou inteligente. Essa génese de conhecimento,
alicerçada num processo de investigação de natureza qualitativa e sobretudo
interpretativa e crítica, no formato estudos de casos múltiplos e de índole quase
etnográfico, traduz-se no conhecimento real sobre as dimensões curriculares e da
organização integrada dos processos de ensinar e de aprender que, quotidianamente
se desenrolam nos contextos da educação básica (jardins de infância e escolas do 1.º
ciclo do ensino básico), revelando os estilos adotados pelos/as profissionais na gestão
do currículo e no modo como ensinam (ou como permitem a aprendizagem) e as
oportunidades criadas/concedidas às crianças (alunos/as) para estas aprenderem a
construir o seu pensamento crítico ou inteligente.
Description
Keywords
Investigação interpretativa e crítica Avaliação Currículo Pensamento crítico
Citation
Marchão, A.
Publisher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém