Repository logo
 
Publication

Avaliação das práticas educativas nas primeiras idades: uma construção partilhada do saber

dc.contributor.authorMarchão, Amélia
dc.date.accessioned2015-10-30T00:33:48Z
dc.date.available2015-10-30T00:33:48Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractApresenta-se neste texto uma reflexão sobre processos de investigação que têm como objetivo a produção do conhecimento e a avaliação das práticas educativas (pedagógicas) desenvolvidas pelos/as educadores/as de infância e pelos/as professores/as do 1.º ciclo do ensino básico. Partindo do primado das relações entre a teoria e a prática e de que os/as profissionais, no seu contexto de intervenção, são produtores/as de conhecimento prático e que é aí que radicam os contornos e a essência da verdade da ação educativa instituída na relação entre ensinar e aprender, os alicerces teóricos da investigação que serve de mote a este artigo recaem no estudo do currículo e da sua gestão nas primeiras etapas educativas, nos processos de ensinar e de aprender, em concreto nos modos de ensinar e nas oportunidades para construir o pensamento crítico ou inteligente. Essa génese de conhecimento, alicerçada num processo de investigação de natureza qualitativa e sobretudo interpretativa e crítica, no formato estudos de casos múltiplos e de índole quase etnográfico, traduz-se no conhecimento real sobre as dimensões curriculares e da organização integrada dos processos de ensinar e de aprender que, quotidianamente se desenrolam nos contextos da educação básica (jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico), revelando os estilos adotados pelos/as profissionais na gestão do currículo e no modo como ensinam (ou como permitem a aprendizagem) e as oportunidades criadas/concedidas às crianças (alunos/as) para estas aprenderem a construir o seu pensamento crítico ou inteligente.pt_PT
dc.identifier.citationMarchão, A.pt_PT
dc.identifier.doi10.25755/int.6357
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10110
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6357pt_PT
dc.subjectInvestigação interpretativa e críticapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.titleAvaliação das práticas educativas nas primeiras idades: uma construção partilhada do saberpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpt_PT
oaire.citation.endPage167pt_PT
oaire.citation.issue32pt_PT
oaire.citation.startPage145pt_PT
oaire.citation.titleINTERACÇÕESpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação das práticas educativas nas primeiras idades uma construção partilhada do saber _ Interacções.pdf
Size:
215.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: