Publication
Avaliação das práticas educativas nas primeiras idades: uma construção partilhada do saber
dc.contributor.author | Marchão, Amélia | |
dc.date.accessioned | 2015-10-30T00:33:48Z | |
dc.date.available | 2015-10-30T00:33:48Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Apresenta-se neste texto uma reflexão sobre processos de investigação que têm como objetivo a produção do conhecimento e a avaliação das práticas educativas (pedagógicas) desenvolvidas pelos/as educadores/as de infância e pelos/as professores/as do 1.º ciclo do ensino básico. Partindo do primado das relações entre a teoria e a prática e de que os/as profissionais, no seu contexto de intervenção, são produtores/as de conhecimento prático e que é aí que radicam os contornos e a essência da verdade da ação educativa instituída na relação entre ensinar e aprender, os alicerces teóricos da investigação que serve de mote a este artigo recaem no estudo do currículo e da sua gestão nas primeiras etapas educativas, nos processos de ensinar e de aprender, em concreto nos modos de ensinar e nas oportunidades para construir o pensamento crítico ou inteligente. Essa génese de conhecimento, alicerçada num processo de investigação de natureza qualitativa e sobretudo interpretativa e crítica, no formato estudos de casos múltiplos e de índole quase etnográfico, traduz-se no conhecimento real sobre as dimensões curriculares e da organização integrada dos processos de ensinar e de aprender que, quotidianamente se desenrolam nos contextos da educação básica (jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico), revelando os estilos adotados pelos/as profissionais na gestão do currículo e no modo como ensinam (ou como permitem a aprendizagem) e as oportunidades criadas/concedidas às crianças (alunos/as) para estas aprenderem a construir o seu pensamento crítico ou inteligente. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Marchão, A. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.25755/int.6357 | |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/10110 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6357 | pt_PT |
dc.subject | Investigação interpretativa e crítica | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_PT |
dc.title | Avaliação das práticas educativas nas primeiras idades: uma construção partilhada do saber | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 167 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 32 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 145 | pt_PT |
oaire.citation.title | INTERACÇÕES | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Avaliação das práticas educativas nas primeiras idades uma construção partilhada do saber _ Interacções.pdf
- Size:
- 215.85 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: