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Avaliação da perceção subjetiva de esforço em rapazes em idade escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Willig, Renata | |
dc.contributor.author | Pereira, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T11:25:07Z | |
dc.date.available | 2025-04-24T11:25:07Z | |
dc.date.issued | 2025-02-14 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho reflete uma análise do exigente processo de estágio realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, situada na freguesia da Amora, concelho do Seixal. Esta prática de ensino supervisionada teve como objetivo a experiência no ensino a duas turmas, uma do ensino básico (7º ano) e outra do secundário (10º ano), além de possibilitar a vivência no contexto global do professor de Educação Física Assim, visa o relato e a reflexão sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. As atividades desenvolvidas no estágio são apresentadas em quatro grandes áreas. A área Profissional, Social e Ética (Área I) centra-se na caracterização da Escola, do contexto da EF e das turmas envolvidas. Seguidamente, na área de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Área II), são abordados temas relacionados com o processo de ensino-aprendizagem, planeamento e avaliação. Nesta área, são também descritos os critérios de avaliação, os objetivos propostos durante o ano letivo, as estratégias utilizadas para a obtenção dos mesmos e uma reflexão crítica. A área III, Participação na Escola e Relação com a comunidade, apresenta uma a relação criada com a comunidade Escolar durante todo o processo, bem como uma exposição dos projetos onde o professor-estagiário esteve envolvido, não só com as suas turmas, mas também como diretor de turma e treinador da equipa de voleibol do Desporto Escolar. Por fim, na área de Desenvolvimento Profissional ao Longo Da Vida (Área IV), de modo a dar continuidade à formação do professor, é apresentada uma investigação que trata uma temática ainda pouco abordada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, procurou analisar-se a perceção subjetiva de esforço de adolescentes do sexo masculino no teste de esforço do vaivém que consta dos testes do FITescola de forma a mensurar a componente da condição física. Este, incide sobre 40 rapazes entre o 7º e 10º ano e realiza-se no contexto de aula de EF. | por |
dc.identifier.tid | 203914775 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/57739 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Estágio | |
dc.subject | Educação física | |
dc.subject | Escala de perceção de esforço | |
dc.subject | Intensidade | |
dc.title | Avaliação da perceção subjetiva de esforço em rapazes em idade escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |