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Avaliação da perceção subjetiva de esforço em rapazes em idade escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorWillig, Renata
dc.contributor.authorPereira, Pedro
dc.date.accessioned2025-04-24T11:25:07Z
dc.date.available2025-04-24T11:25:07Z
dc.date.issued2025-02-14
dc.description.abstractO presente trabalho reflete uma análise do exigente processo de estágio realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, situada na freguesia da Amora, concelho do Seixal. Esta prática de ensino supervisionada teve como objetivo a experiência no ensino a duas turmas, uma do ensino básico (7º ano) e outra do secundário (10º ano), além de possibilitar a vivência no contexto global do professor de Educação Física Assim, visa o relato e a reflexão sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. As atividades desenvolvidas no estágio são apresentadas em quatro grandes áreas. A área Profissional, Social e Ética (Área I) centra-se na caracterização da Escola, do contexto da EF e das turmas envolvidas. Seguidamente, na área de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Área II), são abordados temas relacionados com o processo de ensino-aprendizagem, planeamento e avaliação. Nesta área, são também descritos os critérios de avaliação, os objetivos propostos durante o ano letivo, as estratégias utilizadas para a obtenção dos mesmos e uma reflexão crítica. A área III, Participação na Escola e Relação com a comunidade, apresenta uma a relação criada com a comunidade Escolar durante todo o processo, bem como uma exposição dos projetos onde o professor-estagiário esteve envolvido, não só com as suas turmas, mas também como diretor de turma e treinador da equipa de voleibol do Desporto Escolar. Por fim, na área de Desenvolvimento Profissional ao Longo Da Vida (Área IV), de modo a dar continuidade à formação do professor, é apresentada uma investigação que trata uma temática ainda pouco abordada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, procurou analisar-se a perceção subjetiva de esforço de adolescentes do sexo masculino no teste de esforço do vaivém que consta dos testes do FITescola de forma a mensurar a componente da condição física. Este, incide sobre 40 rapazes entre o 7º e 10º ano e realiza-se no contexto de aula de EF.por
dc.identifier.tid203914775
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57739
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEstágio
dc.subjectEducação física
dc.subjectEscala de perceção de esforço
dc.subjectIntensidade
dc.titleAvaliação da perceção subjetiva de esforço em rapazes em idade escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

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