Publication
A Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Maria | |
dc.contributor.author | Salvador, Carla | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T10:47:58Z | |
dc.date.available | 2016-06-02T10:47:58Z | |
dc.date.issued | 2016-04-05 | |
dc.description.abstract | Este relatório fala das dificuldades observadas e sentidas no que se refere à transição do Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico vividas num agrupamento de escolas da área da grande Lisboa. Durante o estágio feito no 1º ano do ensino básico, notei algumas dificuldades nas crianças na adaptação à escola, e interroguei-me se essas dificuldades poderiam estar relacionadas com o modo como foi feita a transição entre os dois níveis de ensino. Recolhi dados, através de diálogos informais com professores e entrevistas com educadores, sobre o seu conhecimento dos documentos orientadores de cada um dos níveis de ensino e sobre o seu pensar acerca da transição. Este estudo teve uma metodologia de cariz qualitativo. A análise dos dados permitiu apontar respostas às minhas questões de investigação baseada em autores de referência consultados durante a revisão de literatura nomeadamente Serra, Grácio e Vasconcelos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201173611 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13885 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Transição | pt_PT |
dc.subject | Articulação | pt_PT |
dc.title | A Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |