Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Potencialidades da educação na natureza em contextos de infância: uma revisão sistemática de literatura

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente revisão sistemática de literatura partiu da questão de investigação: “Quais aspotencialidades e limitações da educação na natureza em contextos de infância?”, com o ob-jetivo de analisar e sistematizar, por um lado, os benefícios dessas experiências educativas,ao nível da saúde, desenvolvimento e consciência ambiental da criança, e, por outro lado, osobstáculos e desafios que se colocam às práticas, no sentido de criar oportunidades de açãoe aprendizagens em ambiente natureza.Estabeleceu-se cinco termos de pesquisa, em três línguas que, através da utilização deoperadores booleanos, permitiram “mapear” os estudos relevantes e atuais. No sentido dedelimitar o campo de pesquisa avançada, determinou-se critérios de inclusão e exclusão econstituiu-se o corpus de dados, composto por 21 artigos, de estudos recentes, desenvol-vidos em diferentes contextos, que foram analisados pela técnica de análise de conteúdo,no software WebQDA.Os resultados, que emergiram da análise desta revisão, revelam o impacto positivo que asexperiências proporcionadas à criança, no espaço natureza, têm ao nível da sua saúde, de-senvolvimento socioemocional, cognitivo, motor e consciência ambiental. Além disso, foramencontrados alguns obstáculos e desafios às práticas educativas em espaços exterior e natu-reza, sobretudo no contexto português.Este artigo, que identifica um gap na literatura relativamente à articulação de práticas edu-cativas em espaços exterior e interior, poderá contribuir para a discussão e reflexão sobre o papel desempenhado pela criança e pelo adulto em ambos os contextos, bem como sobre a intencionalidade educativa e potencial pedagógico que lhes são atribuídos.
This systematic literature review was based on the research question: “What are the potentialsand limitations of nature education in early childhood settings?”, with the purpose of analyzingand systematizing, on the one hand, the benefits of these educational experiences, in termsof health, development and environmental awareness of children, and, on the other hand, theobstacles and challenges to practices, in order to create opportunities for action and learningin nature environment.Five search terms were established, in three languages, which, through the use of Booleanoperators, allowed for the “mapping” of relevant and current studies. In order to delimitthe field of advanced research, inclusion and exclusion criteria were determined andthe data corpus was constituted, consisting of 21 articles of recent studies, developedin different contexts, which were analyzed by the content analysis technique, using the WebQDA software.The results, which emerged from the analysis of this review, reveal the positive impact thatthe experiences provided to children in nature have on their health, socioemotional, cog-nitive, motor development, and environmental awareness. In addition, some obstacles andchallenges to educational practices in outdoor spaces and nature were found, especially inthe Portuguese context.This article, which identifies a gap in the literature regarding the articulation of educationalpractices in outdoor and indoor spaces, may contribute to the discussion and reflection onthe role played by the child and the adult in both contexts, as well as on the educationalintentionality and pedagogical potential attributed to them.
Esta revisión sistemática de la literatura se basó en la pregunta de investigación: “¿Cuáles son las potencialidades y limitaciones de la educación en la naturaleza en los entornos de la primera infancia?”, con el propósito de analizar y sistematizar, por un lado, los beneficios de estas experiencias educativas en términos de salud, desarrollo y conciencia ambiental de los niños, y, por otro lado, los obstáculos y desafíos que enfrentan las prácticas para crear oportunidades de acción y aprendizaje en la naturaleza. Se establecieron cinco términos de búsqueda, en tres idiomas, que, mediante el uso de operadores booleanos, permitieron el “mapeo” de estudios relevantes y actuales. Para delimitar el campo de la investigación avanzada, se determinaron los criterios de inclusión y exclusión y el corpus de datos se compuso de 21 artículos de estudios recientes desarrollados en diferentes contextos, que se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido del software WebQDA. Los resultados, surgidos del análisis de esta revisión, revelan el impacto positivo que las socioemocional, cognitivo y motor, y su conciencia medioambiental. Además, se encontraron algunos obstáculos y desafíos a las prácticas educativas en espacios exteriores y en la naturaleza, particularmente en el contexto portugués. Este artículo, que identifica un vacío en la literatura sobre la articulación de las prácticas educativas en los espacios exteriores e interiores, puede contribuir a la discusión y reflexión sobre el papel que desempeñan el niño y el adulto en ambos contextos, así como sobre la intencionalidad educativa y el potencial pedagógico que se les asigna. experiencias proporcionadas a los niños en la naturaleza tienen sobre su salud, su desarrollo

Description

Keywords

Educação de Infância Educação em Ambiente Natureza Revisão Sistemáticade Literatura Early Childhood Education Nature Environment Education Systematic Literature Review Educación Infantil Educación en la Naturaleza Revisión Sistemática de la Literatura

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue