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Aplicação de metodologia para a definição de requisitos de Conhecimento Situacional Marítimo na Célula de Aconselhamento, Acompanhamento e Defesa.

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O aumento de complexidade das atividades desenvolvidas no domínio marítimo vem trazer novos desafios aos estados, principalmente aos costeiros. Portugal não é exceção e vê-se obrigado a reagir às suas responsabilidades como estado de bandeira de um crescente número de navios mercantes no mundo. Assim, em Novembro de 2017, foi criado o Portuguese Navy Shipping Centre (PNSC) ou em português Célula de Aconselhamento, Acompanhamento e Defesa (AAD). Neste seguimento e alinhado com o projeto MARISA, a Marinha Portuguesa promoveu o desenvolvimento de um estudo para a definição de requisitos da Célula AAD, visando melhorar o Conhecimento Situacional Marítimo (CSM) a médio/curto prazo. Este estudo começa com uma revisão dos conceitos de Conhecimento Situacional (CS), para melhor perceber e analisar o conceito de CSM, adotado na Marinha Portuguesa. CSM é um conceito amplamente debatido no campo da vigilância marítima, contudo existem alguns autores com definições consolidadas de CS que não têm sido referenciadas. Neste trabalho serão tidos em conta 3 conceitos de CS e os modelos associados, relacionando-os com o modelo de CSM adotado pela Marinha Portuguesa, considerando as virtudes e defeitos de cada modelo. Depois desta análise comparativa, é proposta a metodologia de Endsley, Goal-Direted Task Analsys (GDTA) para a definição de requisitos da Célula AAD. Aplicando a metodologia referida, caracterizou-se a célula, efetuando-se cerca de 6 horas de observação e 11 entrevistas a operadores, decisores e providers, de forma a definir um conjunto de requisitos para a Célula. Os resultados são expostos e catalogados segundo o modelo de Endsley e o modelo de construção de CSM da Marinha Portuguesa. Uma análise dos resultados é então elaborada, de onde resultam um conjunto de conclusões, expostas no fim do trabalho assim como algumas sugestões importantes para trabalhos futuros.
The increasing complexity of activities in the maritime domain raised new challenges to all coastal states. In the case of Portugal, it is also required to promptly react to the needs of Portuguese flag vessels around the world. Therefore in November of 2017 was created the Portuguese Navy Shipping Centre (PNSC). In line with this, and with the MARISA Project, the Portuguese Navy developed a study, focused on the requirements assessment do PNSC, in order to improve Maritime Situational Awareness (MSA) in a medium/short term. The study started with a review of SA concept models, to better understand and analyse the MSA concept used by Portuguese Navy. Maritime Situational Awareness is a concept that has been widely discussed in the maritime surveillance field; on the other hand there are some authors with well-established definitions of Situational Awareness (SA) not often referenced. In this thesis, after address three SA concepts and associated models, they are later related with the current MSA model used by the Portuguese Navy, considering the strengths and weaknesses of each model. From this comparative analysis, the Goal directed Task Analysis (GDTA) methodology is proposed to determine requirements for the PNSC. After characterize the centre, de results are exposed, cataloguing the requirements according with the 3 level models of Endsley and the 3 fases model of MSA construction of the Portuguese Navy. An Analysis of the results is then made, taking some conclusions and living a path for future work

Description

Keywords

Definição de Requisitos, Conhecimento Situacional Marítimo (CSM), Conhecimento Situacional, Projeto MARISA, Célula de Aconselhamento, Acompanhamento de Defesa (AAD) Requirements Definition, Maritime Situational Awareness (MSA), Situational Awareness (SA), MARISA Project, Portuguese Navy Shipping Centre (PNSC)

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