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A importância da gestão de recursos humanos em contexto escolar: o caso do centro escolar de Penodono
dc.contributor.advisor | Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque Santos | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Filipa Alexandra Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:05:14Z | |
dc.date.available | 2022-01-10T17:05:14Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O estágio foi realizado no Centro Escolar de Penedono, que pertence ao Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho “O Magriço”. Porém, e ainda que esteja sob a alçada do Ministério da Educação, tem um conjunto de serviços que são assegurados pela Câmara Municipal de Penedono, aos alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. São estes serviços os transportes e a respetiva vigilância, o fornecimento de refeições, as atividades de apoio à família e as atividades de apoio a crianças do 1º ciclo com necessidades especiais. O estágio foi realizado diretamente no Centro Escolar, uma vez que todo o trabalho foi desenvolvido junto dos colaboradores que estão associados à Câmara Municipal e que trabalham diretamente nestes serviços. A Câmara Municipal de Penedono é o organismo responsável pela promoção e dinamização do município de Penedono, no âmbito da educação e também na saúde, ação social e habitação, ambiente e saneamento básico, ordenamento do território e urbanismo, transportes e comunicações, desporto e cultura, defesa do consumidor entre outros. O tema desenvolvido ao longo do estágio foi a análise da importância da Gestão de Recursos Humanos em contexto escolar e, em particular, no Centro Escolar de Penedono com objetivo de criar instrumentos que, segundo a literatura, são fundamentais para garantir o sucesso da organização, mas também a satisfação de todos os colaboradores. Ao longo do estágio foram explorados temas como a Análise e Descrição de funções existentes, tendo em consideração a legislação em vigor, o processo de Recrutamento e Seleção de Assistentes Operacionais, via IEFP, e ainda a Política de Formação existente. No que diz respeito à metodologia foi usado o método descritivo e feita uma consulta da legislação e de documentos internos, bem como uma revisão da literatura com o objetivo de enquadrar as várias tarefas realizadas. Como resultado das diversas tarefas realizadas foram criados vários documentos essenciais como os questionários de Análise e Descrição de Funções, as fichas de Descrição de Funções, o Manual de Funções, o Manual de Acolhimento, o questionário de diagnóstico de necessidade de formação e os planos de Formação. A criação destes documentos foi essencial uma vez que só através da monitorização e atenção aos recursos humanos é possível garantir o sucesso organizacional e pessoal. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202842746 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/38743 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Centro escolar de Penedono | pt_PT |
dc.subject | Gestão de recursos humanos | pt_PT |
dc.subject | Análise de funções | pt_PT |
dc.subject | Descrição de funções | pt_PT |
dc.subject | Recrutamento | pt_PT |
dc.subject | Seleção | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.title | A importância da gestão de recursos humanos em contexto escolar: o caso do centro escolar de Penodono | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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