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Cuidar da criança e família de risco

dc.contributor.advisorDiogo, Paula
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Carolina Banha e
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:23Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:23Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionMestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractO presente Relatório reflete o percurso formativo e, em particular, o estágio realizado no âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem Infantil e Pediátrica, realizado na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, durante o ano letivo 2012/2014. Tem como finalidade o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e humanas para obtenção do grau de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, e como principais objetivos desenvolver competências no âmbito da prestação de cuidados individualizados à criança, jovem e família e promover o trabalho emocional no cuidado ao utente pediátrico durante a hospitalização. A metodologia de trabalho utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva, tendo por base a evidência científica e os contributos retirados da prática clínica. Motivada pelo contexto onde exerço funções, optei por desenvolver um percurso inerente ao tema Cuidados à Criança e Família de Risco, com enfoque no trabalho emocional com os pais no processo de preparação para a alta hospitalar. Sabe-se que o nascimento de um recém-nascido prematuro com consequente internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais gera, nos pais, experiências emocionais negativas, como medo (ansiedade e stress), culpa e tristeza. Com o intuito de as contornar o enfermeiro deve intervir no sentido de promover sentimentos de competência parental, considerando os pais como parceiros nos cuidados. O processo de preparação para a alta do recém-nascido prematuro, quando realizado desde a admissão e planeado de forma individualizada, pode ser uma forma de contrariar os altos níveis de ansiedade associados à transição do ambiente de cuidados. Da análise das experiências de estágio, propõe-se a realização de um programa de ensinos como estratégia de intervenção associada ao trabalho emocional em enfermagem no âmbito da preparação para a alta hospitalar do recém-nascido de risco.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.tid201362694
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16226
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectFamília
dc.subjectPais
dc.subjectRecém-nascido
dc.subjectNeonatologia
dc.subjectEmoções
dc.subjectCuidar
dc.subjectUnidades de terapia intensiva neonatal
dc.subjectAlta do doente
dc.subjectRecém-nascido de risco
dc.subjectDesenvolvimento infantil
dc.titleCuidar da criança e família de risco
dc.titleo trabalho emocional na preparação para a alta em contexto de neonatologia
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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Relatório de estágio de Ana Carolina Banha e Almeida, nº4770.pdf
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