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Cuidar da criança e família de risco
| dc.contributor.advisor | Diogo, Paula | |
| dc.contributor.author | Almeida, Ana Carolina Banha e | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:23Z | |
| dc.date.available | 2016-11-25T09:44:23Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório reflete o percurso formativo e, em particular, o estágio realizado no âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem Infantil e Pediátrica, realizado na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, durante o ano letivo 2012/2014. Tem como finalidade o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e humanas para obtenção do grau de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, e como principais objetivos desenvolver competências no âmbito da prestação de cuidados individualizados à criança, jovem e família e promover o trabalho emocional no cuidado ao utente pediátrico durante a hospitalização. A metodologia de trabalho utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva, tendo por base a evidência científica e os contributos retirados da prática clínica. Motivada pelo contexto onde exerço funções, optei por desenvolver um percurso inerente ao tema Cuidados à Criança e Família de Risco, com enfoque no trabalho emocional com os pais no processo de preparação para a alta hospitalar. Sabe-se que o nascimento de um recém-nascido prematuro com consequente internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais gera, nos pais, experiências emocionais negativas, como medo (ansiedade e stress), culpa e tristeza. Com o intuito de as contornar o enfermeiro deve intervir no sentido de promover sentimentos de competência parental, considerando os pais como parceiros nos cuidados. O processo de preparação para a alta do recém-nascido prematuro, quando realizado desde a admissão e planeado de forma individualizada, pode ser uma forma de contrariar os altos níveis de ansiedade associados à transição do ambiente de cuidados. Da análise das experiências de estágio, propõe-se a realização de um programa de ensinos como estratégia de intervenção associada ao trabalho emocional em enfermagem no âmbito da preparação para a alta hospitalar do recém-nascido de risco. | |
| dc.format | application/pdf | |
| dc.identifier.tid | 201362694 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16226 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | [s.n.] | |
| dc.subject | Família | |
| dc.subject | Pais | |
| dc.subject | Recém-nascido | |
| dc.subject | Neonatologia | |
| dc.subject | Emoções | |
| dc.subject | Cuidar | |
| dc.subject | Unidades de terapia intensiva neonatal | |
| dc.subject | Alta do doente | |
| dc.subject | Recém-nascido de risco | |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | |
| dc.title | Cuidar da criança e família de risco | |
| dc.title | o trabalho emocional na preparação para a alta em contexto de neonatologia | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | |
| rcaap.type | masterThesis |
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- Relatório de estágio de Ana Carolina Banha e Almeida, nº4770.pdf
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