Repository logo
 
Publication

O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Marlene
dc.contributor.authorMatos, Sónia
dc.date.accessioned2023-06-13T17:41:06Z
dc.date.available2023-06-13T17:41:06Z
dc.date.issued2023-04-20
dc.description.abstractO presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. O mesmo apresenta uma reflexão das aprendizagens mais significativas, resultantes da experiência de estágio no ano letivo de 2021/2022, nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do presente estudo teve como principal objetivo salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária. A metodologia utilizada rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. A abordagem incidiu sobre o projeto de intervenção “Recreio Incrível” implementado durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, que potencializou melhorias significativas. Para recolher os dados foram realizadas observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas aos adultos e às crianças e registos fotográficos. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos indicam que, tanto as crianças, como os adultos atribuem ao brincar no espaço exterior escolar uma importância elevada. Com o cruzamento de toda a informação, compreende-se que a regularidade do brincar no espaço apresenta desafios quanto à sua utilização, mas que o seu uso, mostrou-se pertinente, pois é considerado um ambiente de aprendizagem de qualidade e, consequentemente um meio que favorece o desenvolvimento de competências socio emocionais.pt_PT
dc.identifier.tid203319974pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45157
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEspaço exterior escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento socio emocionalpt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopt_PT
dc.titleO espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sónia Matos.pdf
Size:
3.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: