Publication
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Marlene | |
dc.contributor.author | Matos, Sónia | |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T17:41:06Z | |
dc.date.available | 2023-06-13T17:41:06Z | |
dc.date.issued | 2023-04-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. O mesmo apresenta uma reflexão das aprendizagens mais significativas, resultantes da experiência de estágio no ano letivo de 2021/2022, nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do presente estudo teve como principal objetivo salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária. A metodologia utilizada rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. A abordagem incidiu sobre o projeto de intervenção “Recreio Incrível” implementado durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, que potencializou melhorias significativas. Para recolher os dados foram realizadas observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas aos adultos e às crianças e registos fotográficos. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos indicam que, tanto as crianças, como os adultos atribuem ao brincar no espaço exterior escolar uma importância elevada. Com o cruzamento de toda a informação, compreende-se que a regularidade do brincar no espaço apresenta desafios quanto à sua utilização, mas que o seu uso, mostrou-se pertinente, pois é considerado um ambiente de aprendizagem de qualidade e, consequentemente um meio que favorece o desenvolvimento de competências socio emocionais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203319974 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45157 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Espaço exterior escolar | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento socio emocional | pt_PT |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | pt_PT |
dc.title | O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |