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Após os acontecimentos do 11 de Setembro, a maioria dos estados ocidentais comprometeram-se a desenvolver esforços para combater o flagelo do terrorismo. Este novo tipo de ameaça, transnacional e multifacetada, vai obrigar a que as das Forças Armadas Portuguesas revejam o seu conceito estratégico militar, adequando-o às novas exigências mundiais. Essa alteração poderÔ ter reflexos no nosso sistema de forças.
O objectivo do nosso trabalho que pretendemos levar a efeito Ć© conhecer se o processo de reequipamento e modernização das ForƧas Armadas, estarĆ” em consonĆ¢ncia com os objectivos da PolĆtica de Defesa Nacional e de que forma os recursos financeiros colocados Ć sua disposição afectaram o planeamento, programação e execução.
Iremos centrar a nossa anÔlise nas aquisições de meios com maior representação financeira e operacional, deixando de fora deste estudo a modernização de meios e as infra estruturas de apoio. Analisaremos também os aspectos que impedem ou dificultam a concretização dos programas da Lei de Programação Militar e tendo simultaneamente em vista o incremento e melhoria do aproveitamento das potencialidades existentes nas Ôreas das indústrias ligadas à defesa
Propomo-nos comeƧar por fazer uma abordagem Ć PolĆtica de Defesa Nacional, onde serĆ” efectuada uma anĆ”lise Ć PolĆtica Europeia de SeguranƧa e Defesa, e iremos enquadra-la do ponto de vista legislativo. No segundo capĆtulo, vamos analisar os programas de reequipamento das ForƧas Armadas, o Programa do XVII do Governo Constitucional, o Planeamento EstratĆ©gico de Defesa Nacional, o ciclo bienal de planeamento de forƧas e a Lei de Programação Militar. No terceiro capĆtulo analisaremos a importĆ¢ncia da IndĆŗstria de Defesa Nacional no Ć¢mbito dos processos em curso, na aquisição de novos equipamentos militares Por Ćŗltimo teceremos algumas breves conclusƵes e recomendaƧƵes. Abstract: After the events of September 11, most Western states pledged to make efforts to combat the scourge of terrorism. This new type of threat, transnational and multifaceted, require that the Portuguese Armed Forces review its military strategic concept, adapting it to the new requirements worldwide. This change may be reflected in our system of forces.
The objective of our work, we want to implement it know whether the process of retrofitting and modernization of the Armed Forces, will be in line with the objectives of National Defense Policy and how the financial resources available to them affected the planning, programming and implementation.
We will focus our analysis on purchases of resources with greater financial and operational representation, leaving out this study on modernization of facilities and infrastructure support. Also examines the issues that prevent or hinder the implementation of programmes of the Law of Military Planning and taking to the increase and improvement by harnessing the potential in the areas of industries related to defense.
We propose to start by making an approach to the policy of National Defence, where an analysis will be made to the European Security and Defence, and it will fit the legislative point of view. In the second chapter, we will re-examine the programs of the Armed Forces, the Program of the XVII of Constitutional Government, the Strategic Planning of National Defence, the biennial cycle of planning of forces and the Law of Military Program. In the third chapter review the importance of Industry of National Defence in connection with the ongoing, acquisition of new military equipment Finally we will made a few conclusions and recommendations.
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Capacidades Militares OrƧamento Equipamentos Militares PolĆtica de Defesa Nacional IndĆŗstria de Defesa Nacional Sistema de ForƧas Nacional Lei de Programação Militar Planeamento EstratĆ©gico de Defesa Nacional
