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MNSRM: qualidade do aconselhamento prestado em farmácias e parafarmácias

dc.contributor.advisorCosta, Filipa Alves da
dc.contributor.authorCarvalho, Beatriz Escarigo
dc.date.accessioned2017-01-18T11:04:41Z
dc.date.available2017-01-18T11:04:41Z
dc.date.issued2016-11
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Monizpt_PT
dc.description.abstractIntrodução: O consumo de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) tem vindo a aumentar, e com o mesmo surge a necessidade de que seja prestado um melhor aconselhamento nas farmácias e parafarmácias para assegurar o uso responsável do medicamento. Desta forma, torna-se relevante e pertinente avaliar o desempenho dos profissionais de saúde nestes dois locais. Objetivo: Este estudo pretendeu avaliar a qualidade de dispensa de MNSRM nas farmácias e em parafarmácias. Metodologia: Recorreu-se a um estudo de caráter observacional, transversal, onde a informação é recolhida por observação oculta. Foram idealizados dois cenários, baseados na solicitação direta da contraceção oral de emergência e de um anti-inflamatório. Foram constituídos dois grupos alvo: as farmácias (n=30) e as parafarmácias (n=30). O desempenho do profissional do saúde foi avaliado através de uma grelha de avaliação, desenvolvida usando como referencial as Boas Práticas de Farmácia (BPF). Os resultados foram analisados com recurso ao SPSS for Windows na versão 24.0, utilizando-se o teste T de Student para amostras independentes e o teste de Mann-Whitney, considerando-se um nível de significância de 5%. Resultados: Para o cenário da contraceção oral de emergência, verificou-se um desempenho significativamente melhor nas farmácias do que nas parafarmácias (p<0,05). No cenário de pedido de um anti-inflamatório, apesar de o valor médio de desempenho ser superior nas farmácias em todas as secções avaliadas, a diferença foi significativa apenas na secção referente ao aconselhamento prestado (p<0,05). Conclusão: Este estudo sugere que o desempenho nas farmácias é superior do que nas parafarmácias, sendo necessário desenvolver estudos de maiores dimensões para comprovar estes dados. No entanto, as organizações representativas devem assumir um papel mais marcado na implementação de protocolos de aconselhamento que assegurem um desempenho de maior qualidade (acentuando-se as diferenças).pt_PT
dc.identifier.tid201458390pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17567
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCliente-mistériopt_PT
dc.subjectMNSRMpt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectFarmáciapt_PT
dc.subjectContraceção oral de emergênciapt_PT
dc.subjectVarfarinapt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subjectNecessidadept_PT
dc.subjectAINEpt_PT
dc.titleMNSRM: qualidade do aconselhamento prestado em farmácias e parafarmáciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Ciências Farmacêuticaspt_PT

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