Repository logo
 
Publication

Autoestima e satisfação de vida dos utilizadores da rede social instagram

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSerra, Lídia
dc.contributor.authorCampaniço, Mariana
dc.date.accessioned2022-08-03T16:17:05Z
dc.date.available2022-08-03T16:17:05Z
dc.date.issued2022-07-06
dc.description.abstractAs redes sociais têm evidenciado um crescimento exponencial na última década entre os jovens, com especial atenção para a rede social Instagram. Com esta crescente utilização torna-se crucial conhecer os efeitos da mesma na saúde mental dos seus utilizadores, nomeadamente ao nível do humor deprimido, comparação social, autoestima e satisfação de vida (Frison et al, 2017; Oliveira, 2014; Yeşilyurt et al., 2020). Esta investigação tem como principal objetivo analisar de que forma as características sociodemográficas, de utilização da rede social Instagram e a autoestima explicam a satisfação de vida dos utilizadores. O estudo foi constituído por 300 sujeitos de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 40 anos. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, a escala de autoestima de Rosernbeg (versão portuguesa de Pechorro et al., 2011) e a escala de satisfação de vida (versão portuguesa de Simões 1991). Os resultados revelaram que existem diferenças significativas na autoestima em relação à idade dos sujeitos e número de seguidores no Instagram. Em relação à satisfação de vida, as horas de utilização da rede social e o número de seguidores mostraram diferenças significativas nesta variável. A autoestima revelou uma corrrelação significativa com a satisfação de vida, assim como um poder preditivo da mesma. Concluindo, as características de utilização da rede social Instagram influenciam a autoestima e satisfação de vida dos seus utilizadores e, a autoestima é um importante preditor de satisfação de vida, o que podem ser variáveis importantes a considerar em programas de sensibilização dos utilizadores em prol da sua saúde mental.pt_PT
dc.identifier.tid203047206pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41524
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectSatisfação de vidapt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectJovens adultospt_PT
dc.titleAutoestima e satisfação de vida dos utilizadores da rede social instagrampt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Mariana Campaniço.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: