Repository logo
 
Publication

Relatório de atividades e de desenvolvimento profissional

dc.contributor.advisorJorge, José Reis
dc.contributor.authorFonseca, Maria Fernanda Coelho Rodrigues da
dc.date.accessioned2015-06-26T11:26:55Z
dc.date.available2015-06-26T11:26:55Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO contexto da sociedade contemporânea, onde se acentuam pluralismos de vária ordem, vai ao encontro de uma perspetiva de formação de professores e de supervisão que se enquadra no paradigma inovador de uma escola reflexiva e de um profissional, também ele reflexivo. A complexidade do mundo atual e dos problemas com que a escola se debate, exige profissionais atentos, implicados na sua atividade e que se envolvem em projetos comuns e respostas partilhadas, num trabalho em equipa. A ação de cada um importa mas fazendo parte de um todo, num pensamento coletivo, assente na partilha, no diálogo, na reflexão crítica e positiva. Assim, este relatório de atividade profissional procura relacionar o percurso da ação educativa da docente com a literatura existente sobre a supervisão pedagógica. Referem-se os cargos de cariz supervisivo e as funções desempenhadas, destacando-se alguns aspetos e assumindo uma perspetiva construtiva, reflexiva e crítica. Realça-se o papel da supervisão pedagógica, entendida como um fator de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e da escola.por
dc.description.abstractThe contemporary society’s context, where differences of many kinds can be found, heads towards a teachers’ formation and supervision perspective that falls within the innovative paradigm of a reflexive professional and school. Nowadays world and school problems complexity requires aware professionals concerned with their activity and able to be involved in common projects and answers, working as a team. Individual action matters but only if integrated in a whole unit, a common thought, based in sharing, dialogue, and in positive and critical reflexion. Therefore, this professional activity report, intends to connect the professional’s own path with the existent literature on pedagogic supervision. There are references to supervising positions, enhancing some aspects in a critical, reflexive and constructive vision. Pedagogic supervision is highlighted, as it is assumed to be determinant for the personal and professional development of both teachers and school.por
dc.identifier.tid201852225
dc.identifier.tid201833506
dc.identifier.tid201833506
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9062
dc.language.isoporpor
dc.subjectEscola reflexivapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectDesenvolvimento pessoal e profissionalpor
dc.subjectReflexive schoolpor
dc.subjectFormationpor
dc.subjectPedagogic Supervisionpor
dc.subjectProfessional and personal developmentpor
dc.titleRelatório de atividades e de desenvolvimento profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrapor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Atividades Mª Fernanda Fonseca.pdf
Size:
764.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: