Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de atividades e de desenvolvimento profissional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Atividades Mª Fernanda Fonseca.pdf764.33 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O contexto da sociedade contemporânea, onde se acentuam pluralismos de vária ordem, vai ao encontro de uma perspetiva de formação de professores e de supervisão que se enquadra no paradigma inovador de uma escola reflexiva e de um profissional, também ele reflexivo. A complexidade do mundo atual e dos problemas com que a escola se debate, exige profissionais atentos, implicados na sua atividade e que se envolvem em projetos comuns e respostas partilhadas, num trabalho em equipa. A ação de cada um importa mas fazendo parte de um todo, num pensamento coletivo, assente na partilha, no diálogo, na reflexão crítica e positiva. Assim, este relatório de atividade profissional procura relacionar o percurso da ação educativa da docente com a literatura existente sobre a supervisão pedagógica. Referem-se os cargos de cariz supervisivo e as funções desempenhadas, destacando-se alguns aspetos e assumindo uma perspetiva construtiva, reflexiva e crítica. Realça-se o papel da supervisão pedagógica, entendida como um fator de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e da escola.
The contemporary society’s context, where differences of many kinds can be found, heads towards a teachers’ formation and supervision perspective that falls within the innovative paradigm of a reflexive professional and school. Nowadays world and school problems complexity requires aware professionals concerned with their activity and able to be involved in common projects and answers, working as a team. Individual action matters but only if integrated in a whole unit, a common thought, based in sharing, dialogue, and in positive and critical reflexion. Therefore, this professional activity report, intends to connect the professional’s own path with the existent literature on pedagogic supervision. There are references to supervising positions, enhancing some aspects in a critical, reflexive and constructive vision. Pedagogic supervision is highlighted, as it is assumed to be determinant for the personal and professional development of both teachers and school.

Description

Keywords

Escola reflexiva Formação Supervisão pedagógica Desenvolvimento pessoal e profissional Reflexive school Formation Pedagogic Supervision Professional and personal development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue