Repository logo
 
Publication

Interdisciplinaridade:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Clementina
dc.contributor.authorMartinho, Beatriz
dc.date.accessioned2024-01-03T13:58:09Z
dc.date.available2024-01-03T13:58:09Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.description.abstractO presente Relatório Final apresentado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma breve caracterização da Prática de Ensino Supervisionada (em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico), tendo-se desenvolvido dois Projetos de Intervenção. Da Prática de Ensino Supervisionada surge a problemática do estudo realizado, apresentando a componente de investigação do Relatório Final. Esta consiste na análise da prática pedagógica de uma docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico, representando, por isso, um estudo de caso. Face ao exposto, o objetivo do estudo é compreender os efeitos de práticas interdisciplinares nas aprendizagens dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para esse fim, a investigação visou reconhecer e dar a conhecer os contributos e mais-valias do emprego de práticas interdisciplinares na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada assumiu-se de natureza qualitativa, empregando-se o paradigma humanista-interpretativo, tendo sido privilegiado a aplicação de três escalas de caracterização, um inquérito por entrevista semiestruturada, planificações de aula da docente participante e o diário de campo, como instrumentos de recolha de dados. Neste estudo colaborou um sujeito, titular de turma de um grupo de 1.º ano, com 18 anos de serviço, colocando em prática diversas estratégias e princípios característicos do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. O entendimento sobre o fenómeno em estudo sugeriu que a efetivação de práticas interdisciplinares possui um efeito positivo na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do contexto em estudo. Com efeito, o sujeito em estudo demonstrou conceder bastante valor à interdisciplinaridade, pois aquando da sua implementação, as aprendizagens dos alunos revelaram ser mais significativas.pt_PT
dc.identifier.tid203443829pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48645
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.titleInterdisciplinaridade:pt_PT
dc.title.alternativeuma prática promotora da aprendizagem dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico – estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Beatriz Martinho.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: