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Processo diagnóstico focado no desempenho parental com crianças com necessidades especiais permanentes : da formalização do conhecimento envolvido à definição de um modelo clínico de dados

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorSousa, Paula Cristina
dc.contributor.authorRegufe, Joana Raquel
dc.date.accessioned2016-01-11T12:08:18Z
dc.date.available2016-01-11T12:08:18Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractAs transições vivenciadas ao longo da parentalidade são muito significativas para o campo de atuação e ação autónoma do enfermeiro, pelo que o Papel Parental constitui um foco relevante no âmago da enfermagem pediátrica. Em contexto de inauguração de necessidades especiais permanentes na criança, o enfermeiro pode assumir um papel preponderante na facilitação dos processos de adaptação dos pais à nova condição e redefinição da sua identidade parental. As novas responsabilidades parentais, e a necessidade de cuidados que contemplam maior especificidade e complexidade, desafiam o exercício da parentalidade. A investigação no seio dos Sistemas de Informação em Enfermagem tem deixado evidente a necessidade de desenvolver Modelos Clínicos de Dados que apoiem a decisão clínica e influenciem melhores padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem. A construção de Modelos Clínicos de Dados, ao descrever os dados, os diagnósticos, as intervenções e os resultados de enfermagem, colmataria uma necessidade prática na evolução dos Sistemas de Informação em Saúde. Este trabalho emerge da conjugação destas duas problemáticas, e, usufruindo dos contributos provindos da investigação realizada por Sousa (2012), pretende confluir para o desenvolvimento de parte de um Modelo Clínico de Dados centrado no domínio das intencionalidades terapêuticas envoltas na parceria de cuidados entre enfermeiros e pais de crianças com necessidades especiais permanentes. Assim, procuramos definir o conjunto de dados e de diagnósticos de enfermagem relativos ao exercício do papel parental neste contexto. Trata-se de um estudo assente no paradigma qualitativo, de natureza descritiva e exploratória, cuja estratégia se centrou na análise de conteúdo, com categorias definidas à priori com base em referencial teórico. O corpus de análise constitui-se por diagnósticos e xvi intervenções de enfermagem provenientes das customizações nacionais do Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem e associados ao foco papel parental, referentes a janeiro e fevereiro de 2013. A análise possibilitou-nos evoluir para a definição do conjunto major de dados que permitem a avaliação e caracterização do papel parental em condição especial permanente, bem como identificar os diagnósticos que emergem desses dados. Conclui-se que a atividade diagnóstica deve contemplar um conjunto de dados relativos (1) ao estado e padrão das necessidades da criança - alimentação, higiene, conforto, sono, exercício, segurança, afetividade, desenvolvimento infantil, processos corporais, regime medicamentoso e dispositivos, (2) ao conhecimento e capacidade parental para satisfazer essas necessidades, (3) à consciencialização e significados, atribuídos pelos pais, quanto à reformulação da forma como satisfazem as necessidades do filho e (4) aos aspetos relativos à transição parental, como os recursos pessoais, a disponibilidade para aprender, a consciencialização das mudanças no papel e os significados atribuídos às mesmas. A valorização de dados desta natureza viabiliza a formulação de diagnósticos direcionados para as oportunidades de desenvolvimento de competências que permitam atingir mestria parental. Este estudo permitiu-nos propor o conjunto major de dados e os diagnósticos de enfermagem que poderão incorporar um Modelo Clínico de Dados promotor da parentalidade em condição especial permanente e potenciador de uma conceção de cuidados mais integradora do conhecimento próprio da disciplina de enfermagem.pt_PT
dc.identifier.tid201248409
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10770
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectNecessidades especiais permanentespt_PT
dc.subjectEnfermagem Pediátricapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.titleProcesso diagnóstico focado no desempenho parental com crianças com necessidades especiais permanentes : da formalização do conhecimento envolvido à definição de um modelo clínico de dadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatriapt_PT

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