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O Sonic é de menina porque é cor-de-rosa: promoção da igualdade de género em contexto de educação pré-escolar

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
dc.contributor.authorSantos, Inês Filipa Silva
dc.date.accessioned2025-04-11T14:54:58Z
dc.date.available2025-04-11T14:54:58Z
dc.date.issued2025-03-07
dc.description.abstractEducação Pré-Escolar tem um papel muito importante na formação de cidadãos e cidadãs do futuro. Assim, a igualdade de género é um tema que deve ser abordado, desde cedo, de modo a consciencializar as crianças para uma igualdade de oportunidades acessível a todas as pessoas. O Relatório Final ““O Sonic é de menina porque é cor-de-rosa”: promoção da Igualdade de Género em contexto de Educação Pré-Escolar” incidiu sob um grupo heterogéneo constituído por vinte e uma crianças, num Jardim de Infância situado em Coimbra. Esta intervenção surgiu da observação das brincadeiras das crianças, em que constatei que existiam alguns estereótipos de género, pelo que urgia intervir nesse sentido de forma a possibilitar a sua desconstrução. A duração da intervenção foi de aproximadamente um mês, estando dividida em três sessões, relacionadas com as diferentes temáticas: brinquedo preferido, tarefas domésticas e profissões. Teve como objetivos: conhecer as conceções de género de crianças de 4 -5 anos; desconstruir estereótipos de género dessas crianças; conceber e desenvolver uma proposta de intervenção com crianças de 4-5 anos sobre os estereótipos de género, a fim de promover a igualdade de género. Os resultados evidenciaram melhoria nas relações interpessoais das crianças, reconhecendo que os comportamentos estereotipados que tinham, evoluíram, tendo passado a respeitar os diversos gostos e preferências de cada um/a, nomeadamente ao nível dos brinquedos e/ou das brincadeiras realizadas. Foi ainda percetível ter havido mudança nas conceções iniciais das crianças, no que respeita às tarefas ou profissões, que cada pessoa pode fazer – todos e todas podemos fazer tudo. Conclui-se ser desejável intervir, desde o Jardim de Infância, na abordagem das questões de género, com vista a uma cidadania que se pretende ser, no futuro, respeitadora da igualdade entre mulheres e homens. Para isso, importa que temáticas como esta, constem dos planos de estudo da formação inicial de educadores/as e professores/aspor
dc.description.abstractPreschool education takes a big part in the development of the future citizens. Therefore, gender equality is a subject that should be considered, since an early age, to provide the awareness to the children for the equality of opportunities that should be available for everyone. ““Sonic is for girls because it is pink”: promotion of gender equality in preschool context” reports about a heterogeneous group of twenty-one children at a kindergarten located in Coimbra, Portugal. The topic arouses by observing the children’s behavior while playing, in which I could verify gender stereotypes. Consequently, an intervention in that direction was required to deconstruct these stereotypes. This intervention took place for approximately a month, divided by three sessions, in which a different thematic: favorite toy, household chores and professions. Leading to the following objectives: identify the gender conceptions of children aged four through five; idealize and develop a proposal of intervention with children aged four through five about gender stereotypes with the aim of promoting the gender equality. The results highlighted an improvement in the interpersonal relationships of the children, proving that the children’s stereotyped behaviors have evolved positively, moved on to a mutual respect between all other likings or preferences, particularly with the toys or the playing each other enjoys the most. Lastly, a progress in the initial beliefs of the children was also noticeable, related with the household chores and the professions, since each children learnt that everyone could do it – all of us can do everything. In conclusion, an early intervention, since kindergarten, in the gender equality subject is desirable, to provide the future with a respectful community about the equality between women and men. Although, to achieve this demanding request, study plans for the initial training of educators and teachers must be revised to include this mattereng
dc.identifier.tid203935748
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57631
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectIgualdade de Género
dc.subjectEducação Pré-Escolar
dc.subjectEstereótipos
dc.subjectIdentidade de Género
dc.subjectGender Equality
dc.subjectPreschool Education
dc.subjectStereotypes
dc.subjectGender Identity
dc.titleO Sonic é de menina porque é cor-de-rosa: promoção da igualdade de género em contexto de educação pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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