Repository logo
 
Publication

Cadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorPinto, Mariana Oliveira
dc.contributor.authorVieira, Inês Filipa Sousa
dc.date.accessioned2019-02-08T12:03:19Z
dc.date.available2019-02-08T12:03:19Z
dc.date.issued2019-01
dc.date.submitted2019-02
dc.description.abstractO presente relatório do projeto de investigação documenta um estudo realizado em contexto de estágio, numa turma do 4.º ano de escolaridade, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema do projeto foca-se no domínio da Educação Literária, tendo como objetivo avaliar se o Caderno de Leituras se pode revelar um recurso didático importante para o desenvolvimento da capacidade de ler para apreciar textos literários. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se numa metodologia mista de investigação, uma vez que se insere numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa (triangulação), com características muito idênticas ao preconizado pela metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos evidenciam que o recurso didático implementado − Caderno de Leituras − contribui para a aquisição de diversas aprendizagens e para o desenvolvimento de distintas competências, em particular, da capacidade de ler para apreciar textos literários, o que facilita a compreensão dos mesmos. Em virtude disto, esta estratégia permite que o aluno-leitor desenvolva o pensamento crítico, o gosto pela leitura e pelos livros e a capacidade de reflexão. Possibilita, ainda, que este mobilize conhecimentos prévios, desenvolvendo a sua capacidade de compreender textos literários de modo a construir conhecimento. Fomenta, inclusivamente, o enriquecimento do vocabulário, amplia a experiência pessoal de leitura e o conhecimento acerca de obras literárias.pt_PT
dc.description.abstractThe following report of the research project documents a study carried out in an internship context, in a 4th grade class of the 1st Cycle of Basic Education. The theme of the project focuses on the field of Literary Education, with the objective of evaluating whether the Book of Lectures proves to be an important didactic resource for the development of reading ability to appreciate literary texts. From a methodological point of view, the study is part of a mixed research methodology, that is to say, it is part of a quantitative and qualitative research approach (triangulation), with characteristics very similar to that advocated by the research-action methodology. The results obtained show that the didactic resource implemented - Book of Lectures - contributes to the acquisition of diverse learning aspects and to the development of different competences, in particular, the ability to appreciate literary texts, which facilitates their understanding. By virtue of this, this strategy allows the student-reader to develop critical thinking, the taste for reading and books and the capacity for reflection. It also enables him to mobilize prior knowledge by developing his ability to understand literary texts in order to build knowledge. It also promotes the enrichment of vocabulary, extends personal reading experience and knowledge about literary works.en
dc.identifier.tid202164292
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27774
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectApreciação de textos literáriospt_PT
dc.subjectCadernos de leituraspt_PT
dc.subjectLiteracy educationen
dc.subject1st Cycle of basic educationen
dc.subjectAppreciation of literary textsen
dc.subjectBook of lecturesen
dc.titleCadernos de leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inês Vieira_Versão Definitiva Digital do Relatório de Investigação.pdf
Size:
6.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: