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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho visa entender a forma como o marketing sensorial se adaptou ao
ambiente de consumo online, e como essas alterações foram percecionadas pelos
consumidores.
Dado o aumento do consumo online e a necessidade das empresas se adaptarem ao
mesmo, é importante entender, face às limitações sensoriais sentidas, como é que as
estratégias implementadas condicionam as decisões dos consumidores.
Após a revisão da literatura se ter demonstrado ainda escassa em matéria de marketing
sensorial online, tornou-se relevante a implementação de uma metodologia de carácter
qualitativo, com a realização de discussões em Focus Group. Esta metodologia foi
implementada em cinco grupos distintos, cada um referente à experiência de consumo de
um bem ou serviço, que em ambiente físico apresentam forte componente sensorial,
acabando por dificultar a adaptação ao ambiente online.
A partir desta metodologia foi possível perceber que de um modo geral as estratégias
implementadas se tornaram, na maioria das vezes, insuficientes. Apesar dos esforços
demonstrados para diminuir as limitações sensoriais, estas ainda se tornam uma
condicionante para a aquisição de determinados bens e serviços.
Description
Keywords
Marketing sensorial experiência de consumo online consumidor
