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Ao mesmo tempo causa e efeito do desenvolvimento dos meios de comunicação, a globalização é hoje uma realidade inegável e, provavelmente imparável. A “aldeia global” de McLuhan tornou-se hoje a “nossa casa” e ninguém pode já ficar alheio ao fenómeno da Informação, que flui de Norte a Sul, de Leste a Oeste, à velocidade de um “clique”, procurando atingir o seu potencial cliente – a Opinião Pública. Neste cenário, é a imagem que primeiro
convence e a concorrência torna-se desenfreada. As organizações têm que reunir capacidades de resposta a esta mudança ímpar na história da Humanidade e o Exército Português não é excepção, principalmente quando dessa aptidão poderá depender a própria sobrevivência. Por maioria de razão, quando se lhe colocam novos desafios, como a profissionalização das
fileiras.
Actualmente, os Media assumem um papel determinante no ganho de novos “clientes” e na obtenção de resultados para as campanhas, mediante uma política de meios correctamente formulada e estruturada. No entanto, é já proverbial o controverso relacionamento entre os militares e os órgãos de Comunicação Social.
Demonstrar que é possível inverter a tendência e alcançar um bom e eficaz relacionamento, para além de definir mecanismos para o atingir é o humilde objectivo deste trabalho, que se baseou nos conhecimentos daqueles que estão no meio, os jornalistas e os militares responsáveis pelo contacto e ligação. A partir de um conjunto de entrevistas – exploratórias e
estruturadas – concluímos que o Exército português é considerado uma organização aberta à comunicação e que dispõe de uma organização que tem permitido, de forma global, responder às solicitações. Contudo, a ausência de uma política de informação bem definida e redigida tem levado a que não se obtenha um rumo, uma orientação e um procedimento homogéneo do
Exército perante os órgãos de Comunicação Social.
Posto isto, propomos a possível reconversão do diferendo ancestral do Exército com a Comunicação Social num verdadeiro espaço de cooperação através de uma actuação baseada na compreensão, diálogo, informação e formação específica em cada uma das áreas profissionais - tanto dos militares como dos jornalistas. Para além destes critérios de sucesso, propomos algumas alterações organizacionais, que agilizem a comunicação no Exército.
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Keywords
Exército Comunicação social Áldeia global Opinião Pública A comunicação no Exército