Publication
A memória na iniciação à guitarra
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Jorge, Rui | |
dc.contributor.author | Silva, João | |
dc.date.accessioned | 2020-01-11T15:54:18Z | |
dc.date.available | 2020-01-11T15:54:18Z | |
dc.date.issued | 2019-10-21 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação foi realizado com o objectivo de tornar o processo de ensino mais eficiente nas primeiras aulas de Guitarra. No início da aprendizagem do instrumento, enquanto os alunos ainda não desenvolveram a capacidade de leitura musical, o processo de aprendizagem está mais dependente da memória. Os professores transmitem as músicas ou exercícios e esperam que os alunos memorizem. Às vezes este processo torna-se difícil. Este foi o ponto de partida para a presente investigação que tem como tema a memória na iniciação à Guitarra. Para se perceber quais as estratégias utilizadas nas primeiras aulas, foi elaborado um questionário direccionado a professores de Guitarra. Através da análise dos resultados com base na presente revisão de literatura, percebemos que pode ser mais vantajoso ensinar inicialmente as músicas nota a nota voltando ao início e utilizar melodias familiares ao aluno. Concluímos também que as estratégias de ensino normalmente praticadas nesta fase de iniciação ao instrumento, são baseadas na experiência do professor como músico e carecem de uma base mais científica do ponto de vista pedagógico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202358275 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/30852 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Memória | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Guitarra | pt_PT |
dc.subject | Iniciação | pt_PT |
dc.subject | Estratégias | pt_PT |
dc.title | A memória na iniciação à guitarra | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |