Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A memória na iniciação à guitarra

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
João Silva.pdf1.22 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho de investigação foi realizado com o objectivo de tornar o processo de ensino mais eficiente nas primeiras aulas de Guitarra. No início da aprendizagem do instrumento, enquanto os alunos ainda não desenvolveram a capacidade de leitura musical, o processo de aprendizagem está mais dependente da memória. Os professores transmitem as músicas ou exercícios e esperam que os alunos memorizem. Às vezes este processo torna-se difícil. Este foi o ponto de partida para a presente investigação que tem como tema a memória na iniciação à Guitarra. Para se perceber quais as estratégias utilizadas nas primeiras aulas, foi elaborado um questionário direccionado a professores de Guitarra. Através da análise dos resultados com base na presente revisão de literatura, percebemos que pode ser mais vantajoso ensinar inicialmente as músicas nota a nota voltando ao início e utilizar melodias familiares ao aluno. Concluímos também que as estratégias de ensino normalmente praticadas nesta fase de iniciação ao instrumento, são baseadas na experiência do professor como músico e carecem de uma base mais científica do ponto de vista pedagógico.

Description

Keywords

Memória Ensino Guitarra Iniciação Estratégias

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License