Publication
Cooperar para incluir
| dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
| dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
| dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
| dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
| dc.contributor.advisor | Xavier, Lola Geraldes, 1973- | |
| dc.contributor.author | Nova, Elisabete Almeida Vila | |
| dc.date.accessioned | 2016-03-10T14:34:03Z | |
| dc.date.available | 2016-03-10T14:34:03Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório Final foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e de 2.º Ciclo do Ensino Básico, do curso do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste Relatório, apresenta-se o trabalho desenvolvido nos Estágios Supervisionados em 1.º CEB (1.º Ciclo do Ensino Básico) e em 2.º CEB (2.º Ciclo do Ensino Básico). O conjunto das experiências vivenciadas em cada um dos Estágios referidos retrata o meu percurso de aprendizagem, que evidencia as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Partindo da análise e descrição dos contextos da intervenção em que os Estágios foram realizados, fundamentam-se e refletem-se neste Relatório Final as experiências pedagógicas e formativas mais significativas ocorridas ao longo dos Estágios de 1.º e do 2.º CEB e designadas por experiência-chave. Na parte I, com base na análise do contexto de Estágio em 1.º CEB, nomeadamente num défice da interrelação e cooperação nos alunos, é apresentado um estudo do tipo investigação-ação, que procura analisar e melhorar as relações interpessoais e de cooperação entre os alunos da turma. A principal preocupação temática transversal ao Relatório Final, prende-se com o eixo cooperar e incluir na ação pedagógica e didática. Nas partes II e III, relativas aos Estágios de 1.º CEB e 2.º CEB (domínio da Matemática, História e Geografia de Portugal, Português e Ciências Naturais), não só é caracterizado o contexto de intervenção pedagógica e, fundamentam-se as opções orientadoras das práticas de intervenção, como também são descritas e refletidas as principais experiências pedagógicas e formativas da aluna-estagiária. Na parte IV, é realizada uma reflexão global ao trabalho desenvolvido nos Estágios de 1.º e 2.º CEB, procurando traçar-se o percurso evolutivo da aluna-estagiária. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201334135 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12052 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 2º Ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
| dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
| dc.title | Cooperar para incluir | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
