Repository logo
 
Publication

Cooperar para incluir

dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorXavier, Lola Geraldes, 1973-
dc.contributor.authorNova, Elisabete Almeida Vila
dc.date.accessioned2016-03-10T14:34:03Z
dc.date.available2016-03-10T14:34:03Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente Relatório Final foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e de 2.º Ciclo do Ensino Básico, do curso do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste Relatório, apresenta-se o trabalho desenvolvido nos Estágios Supervisionados em 1.º CEB (1.º Ciclo do Ensino Básico) e em 2.º CEB (2.º Ciclo do Ensino Básico). O conjunto das experiências vivenciadas em cada um dos Estágios referidos retrata o meu percurso de aprendizagem, que evidencia as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa. Partindo da análise e descrição dos contextos da intervenção em que os Estágios foram realizados, fundamentam-se e refletem-se neste Relatório Final as experiências pedagógicas e formativas mais significativas ocorridas ao longo dos Estágios de 1.º e do 2.º CEB e designadas por experiência-chave. Na parte I, com base na análise do contexto de Estágio em 1.º CEB, nomeadamente num défice da interrelação e cooperação nos alunos, é apresentado um estudo do tipo investigação-ação, que procura analisar e melhorar as relações interpessoais e de cooperação entre os alunos da turma. A principal preocupação temática transversal ao Relatório Final, prende-se com o eixo cooperar e incluir na ação pedagógica e didática. Nas partes II e III, relativas aos Estágios de 1.º CEB e 2.º CEB (domínio da Matemática, História e Geografia de Portugal, Português e Ciências Naturais), não só é caracterizado o contexto de intervenção pedagógica e, fundamentam-se as opções orientadoras das práticas de intervenção, como também são descritas e refletidas as principais experiências pedagógicas e formativas da aluna-estagiária. Na parte IV, é realizada uma reflexão global ao trabalho desenvolvido nos Estágios de 1.º e 2.º CEB, procurando traçar-se o percurso evolutivo da aluna-estagiária.pt_PT
dc.identifier.tid201334135
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12052
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectEnsino Básico 2º Ciclopt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.titleCooperar para incluirpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ELISABETE_NOVA.pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: