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O marketing sensorial na otimização da experiência, conexão emocional e lealdade do consumidor - o Caso Claus Porto

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Márcia
dc.contributor.authorMachado, Mariana
dc.date.accessioned2022-06-07T16:25:39Z
dc.date.available2022-06-07T16:25:39Z
dc.date.issued2022-05-26
dc.date.submitted2022-03-22
dc.description.abstractO marketing sensorial assume-se como uma estratégia positivamente impactante no envolvimento do consumidor com a marca. A presente dissertação tem como finalidade perceber de que modo são implementadas estratégias de marketing sensorial e se existe um contributo das mesmas para a melhoria da experiência, conexão emocional e lealdade do consumidor à marca. Foi adotada a metodologia de abordagem qualitativa, recorrendo-se à realização de um estudo de caso exploratório. Os dados foram recolhidos aplicando-se a técnica de inquérito por entrevista, juntamente com a observação direta simples à Flagship Store da marca, no Porto. Constatou-se que a implementação de estratégias de marketing sensorial se reverte numa experiência satisfatória e completa que demonstra efeitos favoráveis no alcance da lealdade do consumidor. A experiência sensorial online, proporcionada pelo website da marca, manifestou ser um reforço da satisfação e da lealdade do consumidor. As estratégias em análise demonstram-se úteis e necessárias, nomeadamente, para marcas que ambicionem o desenvolvimento de atitudes positivas que se revertam na preferência pela marca por parte do consumidor, assim como na otimização de comportamentos que resultem no incremento do número de vendas. Por outras palavras, estratégias sensoriais revelam especial interesse na geração de lealdade. A presente dissertação demonstra o seu contributo para o enriquecimento do conhecimento científico de investigadores ou gestores de marca interessados em compreender as potenciais vantagens e recompensas da implementação de estratégias de marketing sensorial, tanto em lojas físicas como em ambientes digitais.pt_PT
dc.identifier.tid203023056pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40958
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing experiencialpt_PT
dc.subjectMarketing sensorialpt_PT
dc.subjectConexão emocionalpt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.titleO marketing sensorial na otimização da experiência, conexão emocional e lealdade do consumidor - o Caso Claus Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

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Dissertação_ Mariana Machado_201240018 - Versão Final 03.06.pdf
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