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Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competĂȘncias sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais

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Abstract(s)

As dificuldades no funcionamento intelectual, ao nĂ­vel da inteligĂȘncia social e prĂĄtica dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, levam Ă  manifestação de comportamentos desadaptados tendo, assim, a intervenção educativa um papel fundamental no apoio a estes alunos. Perante a problemĂĄtica dos comportamentos desadaptados, a intervenção educativa deve assumir, preferencialmente, um carĂĄcter preventivo, quer atravĂ©s da organização de contextos promotores de comportamentos adequados, quer desenvolvendo competĂȘncias que permitam ao indivĂ­duo uma apropriada interacção com o contexto. No entanto, perante a presença destes comportamentos, deve-se adoptar uma intervenção de carĂĄcter remediativo, no sentido de os eliminar e promover condutas mais adequadas socialmente. Procurou-se com este estudo pesquisar e reflectir sobre os procedimentos e estratĂ©gias a adoptar na intervenção educativa com um aluno com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, que manifesta graves dificuldades de comunicação, tendo por objectivo a redução dos seus comportamentos desadaptados. Optou-se por uma intervenção educativa de carĂĄcter positivo, recorrendo a estratĂ©gias de reforço social e de autocontrolo, associadas Ă  realização de um contrato comportamental com o objectivo de promover a auto-confiança e a responsabilização do aluno pelo seu comportamento, tendo-se registado resultados positivos ao nĂ­vel da ocorrĂȘncia de comportamentos desadaptados.

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Educação Especial CompetĂȘncias Sociais Desenvolvimento das CompetĂȘncias

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