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Abstract(s)
As dificuldades no funcionamento intelectual, ao nĂvel da inteligĂȘncia social e prĂĄtica dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, levam Ă manifestação de comportamentos desadaptados tendo, assim, a intervenção educativa um papel fundamental no apoio a estes alunos.
Perante a problemĂĄtica dos comportamentos desadaptados, a intervenção educativa deve assumir, preferencialmente, um carĂĄcter preventivo, quer atravĂ©s da organização de contextos promotores de comportamentos adequados, quer desenvolvendo competĂȘncias que permitam ao indivĂduo uma apropriada interacção com o contexto. No entanto, perante a presença destes comportamentos, deve-se adoptar uma intervenção de carĂĄcter remediativo,
no sentido de os eliminar e promover condutas mais adequadas socialmente.
Procurou-se com este estudo pesquisar e reflectir sobre os procedimentos e estratégias a adoptar na intervenção educativa com um aluno com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, que manifesta graves dificuldades de comunicação, tendo por objectivo a redução dos seus comportamentos desadaptados.
Optou-se por uma intervenção educativa de carĂĄcter positivo, recorrendo a estratĂ©gias de reforço social e de autocontrolo, associadas Ă realização de um contrato comportamental com o objectivo de promover a auto-confiança e a responsabilização do aluno pelo seu comportamento, tendo-se registado resultados positivos ao nĂvel da ocorrĂȘncia de comportamentos desadaptados.
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Keywords
Educação Especial CompetĂȘncias Sociais Desenvolvimento das CompetĂȘncias