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Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada

dc.contributor.advisorMarques, Ana Luísa
dc.contributor.advisorPeres, Cátia
dc.contributor.authorPires, Mariana Fiusa
dc.date.accessioned2022-01-13T10:53:50Z
dc.date.available2022-01-13T10:53:50Z
dc.date.issued2021-12
dc.description.abstractEsta dissertação aborda um meio de motivar a leitura em crianças dentro do grupo de oito a onze anos de idade, e busca propor um guia de boas práticas para a construção de um livro infantil com o uso de Realidade Aumentada. A elaboração desta matriz de parâmetros se embasou em estudos a respeito da tecnologia aliada ao design, desenvolvimento e aprendizado infantil, realidade aumentada e storytelling interativo. Levando-se em conta que cada criança aprende em um ritmo diferente e que cada grupo de idade possui suas características e preferências, observou-se a necessidade da definição da faixa etária como um dos pontos mais importantes para se iniciar a construção de um livro infantil. Isto direcionou a pesquisa e levou à investigação do conceito do aprender pelo brincar e da relação da criança com as mídias interativas. As implicações levantadas contribuem para o campo da educação e psicologia infantil, design e tecnologia através do auxílio de estudos de caso e pesquisa documental.pt_PT
dc.description.abstractThis work addresses a way to motivate reading in children from eight to eleven years old, and seeks to propose a guide to good practices for the construction of a children's book using Augmented Reality. The preparation of this guide was based on studies on technology combined with design, development and childhood learning, augmented reality and interactive storytelling. Taking into account that each child learns at a different pace and that each age group has its characteristics and preferences, there was a need to define the age group as one of the most important points to start building a children's book. This guided the research and led to the investigation of the concept of learning by playing and the child's relationship with interactive media. The raised implications contribute to the field of education and child psychology, design and technology through the aid of case studies and documentary research.pt_PT
dc.identifier.tid202857972pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38801
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprender pelo brincarpt_PT
dc.subjectLivro infantilpt_PT
dc.subjectMotivação da leiturapt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectStorytellingpt_PT
dc.titleMotivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Cultura Visualpt_PT

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