Repository logo
 
Publication

Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas

dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.advisorRodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz
dc.contributor.authorSousa, Márcia Barbosa de
dc.date.accessioned2013-06-26T16:54:05Z
dc.date.available2013-06-26T16:54:05Z
dc.date.issued2012-02
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente projeto de investigação tem como principal intencionalidade compreender e interpretar de que forma as conceções e ideias pedagógicas das educadoras acerca do brincar espontâneo assumem repercussões na construção do seu currículo com crianças da primeira e segunda infância. Este trabalho é baseado na abordagem de investigação-ação e visa dar a conhecer o processo de interpretação das informações recolhidas em dois contextos educativos, o contexto de creche e jardim-de-infância, assim como a intervenção realizada pela estudante no sentido de valorizar e enriquecer o brincar das crianças. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas às educadoras e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Os contextos de estudo estão enquadrados nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e as participantes do estudo são as educadoras cooperantes que acompanharam a estudante no processo de aprendizagem. Podemos inferir com este estudo que, efetivamente o brincar espontâneo é valorizado nas práticas da equipa pedagógica, enquanto atividade fundamental para o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança.por
dc.description.abstractThe present research project has the main purpose of understand and interpret how the concepts and the pedagogic ideas of spontaneous play defended by the kindergarten teachers have repercussions in their curriculum construction with early and second childhood. This task is based on action research approach and pretends to demonstrate the process of interpretation of information collected in two educational contexts, nursery context and kindergarten context, as well as the student’s intervention in an effort to valorize/enrich children play. The main information sources are participant observation, participant’s interviews and pedagogic projects review. The study contexts are framed in the institutions where the stages were developed during the course. The study participants are the kindergarten teachers who guided and supported the student’s learning process. With this investigation, we can infer that in fact, spontaneous play is valued by pedagogical team in their practices, as a central activity to the process of child development/learning.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4413
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectJardim-de-infânciapor
dc.subjectTo playen
dc.subjectLearningen
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectNurseryen
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleBrincar [social] espontâneo: conceções e práticaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do Projecto de Investigação_ Versão final.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos.pdf
Size:
824.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: