Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto da duração dos turnos na perceção da qualidade dos cuidados de enfermagem num hospital privado do Porto

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A garantia da qualidade dos cuidados constitui, atualmente, um objetivo central para as organizações de saúde, resultando da combinação entre a eficácia e eficiência dos processos, a segurança dos clientes e a satisfação das suas necessidades. Tendo como objetivo promover a qualidade dos cuidados de enfermagem e orientar o exercício profissional dos enfermeiros, a Ordem dos Enfermeiros emitiu em 2002 os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. Estes descritivos serviram como base para a elaboração de uma ferramenta para avaliar a perceção da qualidade dos cuidados de enfermagem, a Escala de perceção das atividades de enfermagem que contribuem para a qualidade dos cuidados (EPAECQC). Cabe, no entanto, às organizações de saúde e aos seus gestores, garantir as condições necessárias para promover o bem-estar dos profissionais e a qualidade dos cuidados de saúde, nomeadamente através de boas práticas em gestão de recursos humanos. De acordo com a literatura, os turnos de enfermagem mais prolongados podem potenciar a fadiga, o stress e a ocorrência de acidentes, comprometendo a segurança e qualidade dos cuidados. No entanto, o nível de satisfação com a prática de turnos mais prolongados (12 horas) não é consensual entre os enfermeiros, sendo muitas vezes preferidos. Com base nestes pressupostos, desenvolvemos um estudo quantitativo, de acordo com o paradigma positivista e natureza descritivo-correlacional, com o objetivo de avaliar o impacto da duração dos turnos na perceção da qualidade dos cuidados de enfermagem e na satisfação dos profissionais. Para tal, foi elaborado e aplicado um instrumento de recolha de dados, a uma amostra aleatória de 111 enfermeiros de um hospital privado no Porto, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,76%, tendo em consideração aspetos éticos. A recolha de dados decorreu entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. Após a recolha e análise estatística dos dados, o score médio obtido com a aplicação da escala foi de 80,1 pontos dum total de 96 pontos possíveis da mesma, confirmando a existência de uma perceção da qualidade muito boa. Ao cruzar as variáveis em estudo, não verificamos uma associação estatisticamente significativa entre a duração dos turnos e a perceção da qualidade total dos cuidados de enfermagem (p>0,05), sendo estatisticamente significativa apenas na dimensão do “bem-estar e autocuidado” (p=0,04). No entanto, foi possível observar uma associação estatisticamente significativa (p=0,026) entre a duração dos turnos e a satisfação dos profissionais, sendo esta superior em turnos de seis horas, seguida dos turnos de 12 horas e finalmente pelos turnos de oito a dez horas. Face aos resultados obtidos, o conhecimento da perceção dos profissionais acerca qualidade dos cuidados assim como a sua satisfação com os horários praticados, permitirão a consolidação de práticas ou aplicação de medidas de melhoria continua no âmbito da gestão em enfermagem.

Description

Keywords

Qualidade em saúde Cuidados de enfermagem Segurança do doente Trabalho por turnos

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue