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Diferentes perspetivas de um ensino conservador: o ensino liceal em Portugal durante o Estado Novo (1936-1960

dc.contributor.authorFerreira, António
dc.contributor.authorMota, Luís
dc.date.accessioned2023-09-18T10:35:21Z
dc.date.available2023-09-18T10:35:21Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA nossa análise fixou-se sobre o período de afirmação do dispositivo curricular liceal e a consolidação do programa da modernidade em Portugal, entre as décadas de trinta e cinquenta do século passado. Contudo, o Estado Novo ao demarcar-se de preocupações como o prolongamento da escolaridade e as teses da escola única recolocou na ordem do dia o problema da identidade do ensino do liceu. O debate incidiu, particularmente, sobre três eixos, os objetivos do ensino liceal, a organização curricular e a democratização. Centramo-nos na reflexão sobre os objetivos definidos para o ensino liceal e na sua organização curricular. Nesta perscrutamos a controvérsia em torno do regime de classe e do regime de disciplinas. Damos conta da discussão e das sucessivas tomadas de decisão a propósito da duração e estruturação dos ciclos de estudos. Articulado com os objetivos propostos para o ensino liceal, adquiriu alguma relevância a problemática das disciplinas que deveriam integrar, ou não, o plano de estudos bem como a justificação das opções adotadas. Convocamos, para este nosso estudo, como fontes, muito especialmente, a legislação que sustentou as alterações nos planos curricular e disciplinar, os diários da Assembleia Nacional e os pareceres da Câmara Corporativa aí insertos, bem como textos publicados na imprensa de educação e ensino, ainda que cônscios dos efeitos perversos da censura préviapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0104-40602014000100010pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46574
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEditora UFPRpt_PT
dc.subjectensino licealpt_PT
dc.subjectensino secundáriopt_PT
dc.subjectLiceuspt_PT
dc.subjectEstado Novopt_PT
dc.subjectEducação Nacionalpt_PT
dc.subjecteducation at lyceumspt_PT
dc.subjectsecondary educationpt_PT
dc.subjectLyceumspt_PT
dc.subjectNew Statept_PT
dc.subjectNational Educationpt_PT
dc.titleDiferentes perspetivas de um ensino conservador: o ensino liceal em Portugal durante o Estado Novo (1936-1960pt_PT
dc.title.alternativeDifferent outlooks on a conservative education: education in lyceums in Portugal under the rules of the New State (1936-1960)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritibapt_PT
oaire.citation.endPage174pt_PT
oaire.citation.issue51pt_PT
oaire.citation.startPage145pt_PT
oaire.citation.titleEducar em revistapt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameMota
person.givenNameAntónio
person.givenNameLuís
person.identifier0000000108911835
person.identifier.ciencia-idC21F-6609-DCEB
person.identifier.ciencia-id8D1F-B574-3B13
person.identifier.orcid0000-0002-3281-6819
person.identifier.orcid0000-0003-4014-9590
person.identifier.scopus-author-id56909322500
person.identifier.scopus-author-id55570290100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
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relation.isAuthorOfPublicationcea0141b-e961-479e-8565-b9ec58079618
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