Publication
Diferentes perspetivas de um ensino conservador: o ensino liceal em Portugal durante o Estado Novo (1936-1960
dc.contributor.author | Ferreira, António | |
dc.contributor.author | Mota, Luís | |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T10:35:21Z | |
dc.date.available | 2023-09-18T10:35:21Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A nossa análise fixou-se sobre o período de afirmação do dispositivo curricular liceal e a consolidação do programa da modernidade em Portugal, entre as décadas de trinta e cinquenta do século passado. Contudo, o Estado Novo ao demarcar-se de preocupações como o prolongamento da escolaridade e as teses da escola única recolocou na ordem do dia o problema da identidade do ensino do liceu. O debate incidiu, particularmente, sobre três eixos, os objetivos do ensino liceal, a organização curricular e a democratização. Centramo-nos na reflexão sobre os objetivos definidos para o ensino liceal e na sua organização curricular. Nesta perscrutamos a controvérsia em torno do regime de classe e do regime de disciplinas. Damos conta da discussão e das sucessivas tomadas de decisão a propósito da duração e estruturação dos ciclos de estudos. Articulado com os objetivos propostos para o ensino liceal, adquiriu alguma relevância a problemática das disciplinas que deveriam integrar, ou não, o plano de estudos bem como a justificação das opções adotadas. Convocamos, para este nosso estudo, como fontes, muito especialmente, a legislação que sustentou as alterações nos planos curricular e disciplinar, os diários da Assembleia Nacional e os pareceres da Câmara Corporativa aí insertos, bem como textos publicados na imprensa de educação e ensino, ainda que cônscios dos efeitos perversos da censura prévia | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S0104-40602014000100010 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46574 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Editora UFPR | pt_PT |
dc.subject | ensino liceal | pt_PT |
dc.subject | ensino secundário | pt_PT |
dc.subject | Liceus | pt_PT |
dc.subject | Estado Novo | pt_PT |
dc.subject | Educação Nacional | pt_PT |
dc.subject | education at lyceums | pt_PT |
dc.subject | secondary education | pt_PT |
dc.subject | Lyceums | pt_PT |
dc.subject | New State | pt_PT |
dc.subject | National Education | pt_PT |
dc.title | Diferentes perspetivas de um ensino conservador: o ensino liceal em Portugal durante o Estado Novo (1936-1960 | pt_PT |
dc.title.alternative | Different outlooks on a conservative education: education in lyceums in Portugal under the rules of the New State (1936-1960) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Curitiba | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 174 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 51 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 145 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar em revista | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Mota | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier | 0000000108911835 | |
person.identifier.ciencia-id | C21F-6609-DCEB | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1F-B574-3B13 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3281-6819 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4014-9590 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56909322500 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55570290100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2e59425f-53ab-430f-919f-6b22a66dcc69 | |
relation.isAuthorOfPublication | cea0141b-e961-479e-8565-b9ec58079618 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cea0141b-e961-479e-8565-b9ec58079618 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Diferentes perspetivas de um ensino conservador.pdf
- Size:
- 271.28 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: