Publication
A escola e a família face à criança com NEE:processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtiva
dc.contributor.author | Antunes, Aurora Maria Barradas Teles | |
dc.date.accessioned | 2013-11-01T15:36:29Z | |
dc.date.available | 2013-11-01T15:36:29Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.description.abstract | A escola e a família são consideradas contextos determinantes no desenvolvimento da criança com papéis complementares no processo de aprendizagem. Com base neste pressuposto, o presente trabalho tem como principais objetivos averiguar a importância da relação e colaboração destes dois agentes na educação de crianças com necessidades educativas especiais, assim como pesquisar quais os processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtiva. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para obter uma fundamentação esclarecida sobre o tema em questão antes de se proceder à elaboração do trabalho. Na componente teórica, fez-se referência à evolução da educação especial, da conceção acerca das necessidades educativas especiais e da escola. De seguida, abordaram-se os papéis complementares da família e da escola e a sua importância face à inclusão das crianças com necessidades educativas especiais em turmas regulares. Na componente prática, foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário, a pais e professores de crianças com necessidades educativas especiais, com o objetivo de analisar a sua relação, as suas perspetivas e atitudes face à integração escolar de alunos com estas características. Com este estudo, pretende-se então averiguar quais as estratégias que possam contribuir para a promoção de uma relação eficaz estre a escola e a família. Com base nesta investigação, objetiva-se a construção de um instrumento a ser utilizado por pais e professores de educação especial que facilite e estreite a comunicação entre estes dois agentes educativos. | por |
dc.identifier.tid | 201198363 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4850 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Estratégia da aprendizagem | por |
dc.title | A escola e a família face à criança com NEE:processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtiva | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |