Repository logo
 
Publication

A escola e a família face à criança com NEE:processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtiva

dc.contributor.authorAntunes, Aurora Maria Barradas Teles
dc.date.accessioned2013-11-01T15:36:29Z
dc.date.available2013-11-01T15:36:29Z
dc.date.issued2013-09
dc.description.abstractA escola e a família são consideradas contextos determinantes no desenvolvimento da criança com papéis complementares no processo de aprendizagem. Com base neste pressuposto, o presente trabalho tem como principais objetivos averiguar a importância da relação e colaboração destes dois agentes na educação de crianças com necessidades educativas especiais, assim como pesquisar quais os processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtiva. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para obter uma fundamentação esclarecida sobre o tema em questão antes de se proceder à elaboração do trabalho. Na componente teórica, fez-se referência à evolução da educação especial, da conceção acerca das necessidades educativas especiais e da escola. De seguida, abordaram-se os papéis complementares da família e da escola e a sua importância face à inclusão das crianças com necessidades educativas especiais em turmas regulares. Na componente prática, foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário, a pais e professores de crianças com necessidades educativas especiais, com o objetivo de analisar a sua relação, as suas perspetivas e atitudes face à integração escolar de alunos com estas características. Com este estudo, pretende-se então averiguar quais as estratégias que possam contribuir para a promoção de uma relação eficaz estre a escola e a família. Com base nesta investigação, objetiva-se a construção de um instrumento a ser utilizado por pais e professores de educação especial que facilite e estreite a comunicação entre estes dois agentes educativos.por
dc.identifier.tid201198363
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4850
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEstratégia da aprendizagempor
dc.titleA escola e a família face à criança com NEE:processos e estratégias a desenvolver para uma aliança produtivapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aurora Antunes.pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: