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A correspondência escolar como estratégia de aprendizagens significativas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Rosa | |
dc.contributor.author | Pina, Inês | |
dc.date.accessioned | 2020-09-28T13:42:53Z | |
dc.date.available | 2020-09-28T13:42:53Z | |
dc.date.issued | 2020-07-24 | |
dc.description.abstract | O presente relatório desenvolve-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Ensino Pré-Escolar. Este trabalho pretende traduzir, de modo reflexivo, todo o percurso experienciado durante a prática pedagógica. Neste contexto emergiu o tema de investigação, que visou compreender e identificar como é que a Correspondência Escolar pode contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens significativas de crianças em idade Pré-Escolar. De forma a validar a questão definida, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa e de investigação-ação. Como técnica de recolha de dados, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a duas educadoras de infância e à apresentação, análise e reflexão do projeto de intervenção “Aprender à Distância de Uma Carta”, realizado durante o período de intervenção em contexto de jardim de infância. Para um desenvolvimento proficiente da investigação e com o objetivo de recolher informações pertinentes, no que respeita ao projeto de intervenção, recorreu-se a notas de campo decorrentes da observação e a registos fotográficos. A correspondência escolar assume-se como uma prática desafiante e motivante para os profissionais de educação e para as crianças. Através da correspondência é possível construir, em colaboração, um percurso de aprendizagem, em que as aprendizagens se revelam significativas, sendo que as interações sociais que advêm desta prática são inúmeras e vantajosas. A investigação permitiu-me que adquirisse conhecimento sobre o processo inerente à correspondência escolar e quais as suas potencialidades e fragilidades do ponto de vista dos profissionais de educação e das crianças. No que respeita ao processo de correspondência, as educadoras devem surgir como um elemento mediador e facilitador, de forma a potenciar as aprendizagens significativas e colaborativas por parte das crianças, e devem assumir uma prática reflexiva que promova a valorização do grupo e a individualidade de cada criança. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202521613 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33454 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Correspondência escolar | pt_PT |
dc.subject | Interações sociais | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_PT |
dc.title | A correspondência escolar como estratégia de aprendizagens significativas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar | pt_PT |
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