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Cuidar em enfermagem pediátrica :
dc.contributor.advisor | Diogo, Paula Manuela Jorge | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Nélia Alexandra Serafim | |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T14:13:45Z | |
dc.date.available | 2023-02-07T14:13:45Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | A hospitalização conduz a alteração das rotinas de vida da criança/família, pois a criança é retirada do seu ambiente familiar e afetuoso, e afastada das pessoas que lhe são significativas para um ambiente completamente desconhecido, ficando sujeita a inúmeros stressores, tais como, ambiente desconhecido, separação do ambiente familiar, perda de controlo e autonomia, e medo da lesão corporal e dor. A família vê-se obrigada a alterar a sua dinâmica de forma a responder às necessidades da criança. Este processo é, frequentemente, acompanhado de uma emocionalidade intensa, vivida pela criança/família, o que faz com que a díade necessite de apoio externo, fornecido pela equipa de enfermagem através da prestação de um cuidado holístico que valoriza as suas necessidades emocionais. A realização do percurso formativo que conduziu ao presente Relatório de Estágio teve como objetivos desenvolver competências de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica (EEESIP), e aprofundar conhecimentos acerca do impacto emocional do processo cirúrgico na criança/família. Assim, o objeto de estudo é as intervenções de enfermagem que facilitam a gestão das emoções da criança e família no período pré-operatório, tendo em conta as vivências emocionais do cliente pediátrico e família, mobilizando a teoria de Jean Watson, o Modelo de Sistemas de Betty Neuman e os princípios dos cuidados centrados na família (CCF), a parceria de cuidados, os Cuidados Não Traumáticos (CNT) e o Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica. Ao longo do percurso de estágio, foi utilizada uma metodologia crítica, descritiva e reflexiva sobre as práticas de cuidados que permitiu a aquisição de novos saberes/competências como futura EEESIP. Das atividades desenvolvidas destacam-se a observação participativa nos cuidados, reflexões escritas ao longo dos estágios, a identificação de estratégias utilizadas pelo enfermeiro especialista (EE) na gestão emocional da criança-família e a implementação sob supervisão de estratégias de apoio à gestão emocional. O EEESIP tem um papel primordial na gestão das emoções através do desempenho do trabalho emocional, contribuindo para alterar as emoções negativas do cliente e, consequentemente, atitudes e comportamentos, para estados de tranquilidade e bem-estar promovendo o desenvolvimento de mecanismos de coping e a adaptação positiva a toda a situação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203094026 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43684 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Período pré-operatório | pt_PT |
dc.title | Cuidar em enfermagem pediátrica : | pt_PT |
dc.title.alternative | gestão das emoções da criança e família no período pré-operatório | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |