Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sem medos! :

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESMO_9656_original.pdf11.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem e o desenvolvimento de competências específicas de Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO), bem como as competências do grau académico de mestre, no âmbito da Unidade Curricular Estágio com Relatório do 11º Curso de Mestrado em Saúde Materna e Obstetrícia, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Uma assistência adequada e personalizada possibilita a criação e a reconquista de confiança pelas mulheres, promovendo sentimentos de esperança e aquisição de estratégias para uma experiência de parto positiva. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo identificar a evidência científica acerca do contributo do EEESMO na gestão dos medos da grávida, para a promoção de uma vivência positiva do parto. Essa evidência foi alcançada através da revisão de literatura pela metodologia da Scoping Review, de acordo com as orientações do Joanna Briggs Institute (2020). O referencial teórico subjacente aos cuidados de enfermagem prestados foi o modelo teórico de Betty Neuman – através da sua Teoria dos Sistemas. Ao longo do Estágio com Relatório foi elaborado e implementado um instrumento de colheita de dados (questionário) a 8 mulheres (grávidas/puérperas) e após a análise estatística e a análise de conteúdo emergiram categorias e subcategorias que vão ao encontro dos resultados da evidência científica (Bardin, 2020). Da análise dos resultados obtidos foi evidente que a preparação para o parto apresenta resultados positivos na minimização dos medos e ansiedade, sendo uma intervenção autónoma do EEESMO promotora de autoconhecimento, autoconfiança e autoeficácia da grávida. Efetivamente, a preparação para o parto permite o empoderamento da grávida, aumentando a sua satisfação com a experiência de parto.
This report reflects on the learning path and the development of specific competences of a midwife nurse, as well as the competences of the academic master´s degree, within the Curricular Unit Internship with report of the 11 th Master´s Course in Maternal Health and Obstetrics, from the School of Nursing of Lisbon. Adequate and personalized assistance enables the creation and regain of confidence by women, promoting feelings of hope and acquisition of strategies for a positive childbirth experience. In this sense, this report aims to identify the scientific evidence about the contribution of midwifes in the management of fears of pregnant women, for the promotion of a positive childbirth experience. This evidence was achieved through a literature review using the Scoping Review methodology, according to the guidelines of the Joanna Briggs Institute (2020). The theoretical framework underlying the nursing care provided was Betty Neuman´s theoretical model – through your Systems Theory. During the Internship with Report, a data collection instrument (questionnaire) was designed for and implemented on 8 women (pregnant/new mothers) and after statistical analysis and content analysis, categories and subcategories emerged that meet the results of the scientific evidence (Bardin, 2020). From the analysis of the results obtained, it was evident that preparation for childbirth has positive results in minimizing fears and anxiety, being an autonomous intervention of the midwifes that promotes the pregnant woman´s self knowledge, self-confidence and self-efficacy. Effectively, the preparation for the birth allows the empowerment of the pregnant woman, increasing her satisfaction with the birth experience.

Description

Keywords

Enfermagem obstétrica Gestantes Medo Ansiedade Parto

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License