Repository logo
 
Publication

O recurso a modelos circulares e retangulares para aprender frações: um estudo no 6.º ano

dc.contributor.advisorMestre, Célia
dc.contributor.authorMenino, Catarina Filipa Reis
dc.date.accessioned2025-02-03T11:03:32Z
dc.date.available2025-02-03T11:03:32Z
dc.date.issued2024-07
dc.description.abstractEste estudo centra-se no tópico das frações, nomeadamente, nas frações equivalentes, na adição de frações com o mesmo denominador e na multiplicação de frações. O principal objetivo do estudo é compreender se o uso dos modelos circulares e retangulares contribui para a aprendizagem das frações dos alunos de uma turma de 6.º ano de escolaridade. A fundamentação teórica centra-se em quatro aspetos: conceito de fração, utilização de modelos circulares e retangulares físicos e digitais, aprendizagem de frações e o ensino exploratório, focando no papel do aluno e do professor. A metodologia aplicada neste estudo é de natureza qualitativa, caracterizando-se por uma investigação sobre a prática. Na intervenção pedagógica foram propostas aos alunos três tarefas com recurso a modelos circulares e retangulares, físicos e digitais. Os dados foram recolhidos através das produções dos alunos e das discussões em grande e foram analisados através a análise de conteúdo. Os resultados do estudo apontam para a importância dos modelos circulares e retangulares, evidenciando que estes possibilitaram aos alunos resolverem as tarefas utilizando estes materiais. Ao longo das tarefas foi notório a importância dos modelos circulares e retangulares na resolução das mesmas. Foi possível verificar que o uso destes modelos apoiou a aprendizagem dos alunos, bem como as suas dificuldades, tornando-se um suporte à aprendizagem das frações. Com estas tarefas compreendi que o uso de modelos circulares e retangulares apoiou os alunos nas tarefas realizadas, tendo sido uma mais-valia para as suas aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractThis study focuses on the topic of fractions, namely, equivalent fractions, the addition of fractions with the same denominator and the multiplication of fractions. The main objective of the study is to understand how the use of circular and rectangular models contributes to the learning of fractions by students in a 6th year school class. The theoretical foundation focuses on four aspects: concept of fraction, use of physical and digital circular and rectangular models, how to teach fractions and exploratory teaching, focusing on the role of the student and the teacher. The methodology applied in this study is qualitative in nature, characterized by an investigation into practice. In the pedagogical intervention, students were proposed three tasks using circular and rectangular, physical and digital models. Data was collected through student productions and large discussions and was analyzed using content analysis. The results of the study point to the importance of circular and rectangular models, showing that they enabled students to solve tasks using these materials. Throughout the tasks, the importance of circular and rectangular models in solving them was clear. It was possible to verify that the use of these models supported the students' learning, as well as their difficulties, becoming a support for learning fractions. With these tasks, I understood that the use of circular and rectangular models supported students in the tasks performed, having been an added value to their learning.pt_PT
dc.identifier.tid203788877pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54147
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFraçõespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectModelos circularespt_PT
dc.subjectModelos retangularespt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectFractionspt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectCircular modelspt_PT
dc.subjectRectangular modelspt_PT
dc.subjectRepresentationspt_PT
dc.titleO recurso a modelos circulares e retangulares para aprender frações: um estudo no 6.º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do Projeto de Investigação_ CatarinaMenino_220166011_versão final.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: